Paraíba

TJPB inicia “Pesquisa de Satisfação”

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07/02/2014

 A partir de agora, magistrados, servidores e usuários dos serviços do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) poderão participar da “Pesquisa de Satisfação” que está disponível na intranet do tribunal. Criado pela Diretoria de Tecnologia da Informação, a ferramenta faz parte do planejamento estratégico, e surge para aperfeiçoar a prestação de serviço.

Anderson Ribeiro, assessor técnico da DITEC, explicou que o planejamento estratégico foi definido obedecendo a resoluções e recomendações do Conselho Nacional de Justiça e que todo tribunal necessita de um plano estratégico.

“Especificamente as diretorias de tecnologia de informação dos tribunais possuem também, esse plano estratégico definido, independente do próprio Tribunal, que tem seu planejamento estratégico. Sendo que esses planos estratégicos, do Tribunal e da DITEC, devem estar alinhados”, disse.

Ele acrescentou também que o PETI (Planejamento Estratégico da Diretoria de Tecnologia da Informação) do TJPB é composto por objetivos estratégicos que devem ser alcançados. Para isso, é necessário o desenvolvimento de projetos e ações da diretoria que remetem a conclusão desses objetivos.

Segundo Anderson Ribeiro, o prazo estabelecido para a conclusão do atual planejamento estratégico de TI do Tribunal de Justiça da Paraíba está previsto para o final de 2014. O plano estratégico de tecnologia da informação da Justiça estadual teve início em 2011.
Pesquisa de Satisfação: No PETI, para que sejam atingidos os objetivos, foram definidas metas, que são reportadas através de indicadores estratégicos, dentre eles o índice de satisfação do atendimento ao usuário.

Segundo o assessor técnico, esse indicador vai reportar justamente a satisfação dos usuários do Tribunal, servidores e magistrados, com relação aos serviços prestados pela Diretoria de Tecnologia da Informação, o que remete diretamente na qualidade dos serviços oferecidos pela DITEC.

“A grande importância deste trabalho é desenvolvê-lo com planejamento e estratégia definidos, os quais precisam ser medidos, verificados. Não adianta agir sem saber aonde e a que nível se quer chegar. Precisamos trabalhar fazendo as medições dos indicadores, pois eles irão demonstrar, realmente, se estamos alcançando determinados objetivos ou não”.

Um questionário está sendo utilizado na pesquisa de satisfação, a qual é feita simestralmente. Conforme informou Anderson Ribeiro a pesquisa tem metas a serem atingidas. Em 2013, a DITEC alcançou o percentual de 70% de satisfação. Para este ano está previsto em torno de 75%.

Acesso ao questionário: O link “Pesquisa de Satisfação” está disponibilizado na intranet, no portal do TJPB (www.tjpb.jus.br), e ele deve ser respondido por todos os servidores e magistrados. “Efetivos, à disposição, comissionados, enfim, todos os servidores. O grande objetivo é propor uma melhor prestação de serviços aos usuários, atingindo a eficiência”, destacou Anderson Ribeiro.



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