Futebol

‘Tiozinho’ completa treino da seleção brasileira e brilha

Ousadia


05/06/2014



Normalmente, quando falta alguém para completar o time reserva em um treino, a seleção brasileira recorre a jogadores da base de clubes. Mas, em Teresópolis, na preparação para a Copa, essa função cabe a um preparador físico de 39 anos que nunca foi jogador profissional.

E Anselmo Sbragia, que trabalhou por 17 anos no Palmeiras, inclusive com Luiz Felipe Scolari e hoje está no Ituano, ficou longe de ser um figurante nas duas vezes em que jogou contra os titulares da seleção, como na manhã desta quinta-feira.

Com Oscar liberado pelo nascimento da filha, e Willian no time titular, Sbragia fez a função entre defesa e meio-campo, pelo lado direito. Mostrou bastante vigor físico, marcou e atacou. Em um desses avanços, fez bela finta sobre Marcelo, que mostrou irritação com o lance e chutou a bola numa placa publicitária.

Surpreende a desenvoltura de Sbragia pela sua formação. Muitas vezes, jogadores de futebol, principalmente os que não jogam em clubes, conseguem aliar a profissão com a faculdade de educação física. Não é o caso do auxiliar de Felipão.

Ele sempre foi um homem de academia. Formou-se em educação física pela Unesp, em 1994. Também fez fisioterapia pela Uniban e pós-graduação em Fisilogia do Exercício pela Unifesp. Começou no Palmeiras nas escolinhas de futebol do clube, onde ficou 17 anos até ser demitido na esteira da saída de Felipão.

Desempregado por cinco meses, foi chamado por Juninho Paulista, presidente do Ituano e com quem também trabalhou quando o ex-meia esteve no Palmeiras, para comandar a parte física do time do Interior Paulista. Sbragia já havia feito parte da comissão técnica da seleção brasileira durante a Copa das Confederações 2013.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //