Política

Terezinha Domiciano confirma candidatura a reitora, diz que respeita adversários e tem projeto ouvindo a Comunidade


11/03/2024

Walter Santos



As professoras doutoras Terezinha Domiciano e Monica Nobrega são efetivamente candidatas a reitora e vice, respectivamente, nas eleições programadas para este de 2024. Foi o que confirmou a anterior candidata em entrevista ao Portal WSCOM dizendo-se segura de que apresentará propostas em sintonia com a Comunidade Universitária. Ela disse que encara os possíveis candidatos, inclusive o reitor Valdiney Gouveia na premissa de respeito. Leiamos a íntegra da entrevista EXCLUSIVA: 

WSCOM – Qual sua análise da abertura do processo eleitoral da UFPB em 2024. A Sra confirma candidatura ao lado da professora Mônica Nobrega? 

TEREZINHA DOMICIANO – O processo eleitoral é natural nas sociedades democráticas e não poderia ser diferente na UFPB. O MEC desde o dia 10 de janeiro de 2024, por meio do Ofício nº 15/2024 enviou para todas as universidades a instrução processual para nomeação de dirigentes máximos. Portanto, trata-se de um processo natural.  

WSCOM – Como a senhora se apresenta neste contexto?  

TEREZINHA DOMICIANO – Quanto a nós, somos sim, pré-candidatas a reitoria da UFPB, com a mesma disposição, Terezinha e Mônica. Tivemos nossa chapa (projeto de gestão) aprovada pela comunidade acadêmica, e, lamentavelmente, eleitas e não empossadas. 

WSCOM – Como a Sra encara a disputa diante do reitor Valdiney Gouveia e de  outros adversários ? O que eles representam? 

TEREZINHA DOMICIANO – A disputa é um processo natural ao sistema democrático, compete a cada um/a mostrar o que pretende. Ou seja, dizer o que sua chapa pretende para a UFPB e que nisso está a importância da campanha: projeto /visão que cada chapa tem sobre a universidade. 

WSCOM – Quais são os principais pontos de sua proposta para a UFPB? 

 TEREZINHA DOMICIANO – As nossas propostas de campanha são construídas com a participação da comunidade da UFPB ao longo dos últimos quatro anos. E no momento oportuno determinado pela UFPB, serão apresentadas. Mas, ressaltamos que nossos fundamentos continuam sendo a democracia, a inclusão, a inovação e a sustentabilidade. 

WSCOM – De que forma encara a gestão e os encaminhamentos do governo Valdiney ao longo dos anos? Vai ser possível vencer a gestão?  E os adversários além do reitor? Como vai encarar? 

 TEREZINHA DOMICIANO – Como pré-candidatas, podemos afirmar que encararemos os adversários, como sempre fizemos: com respeito. E esperamos o mesmo das outras chapas, afinal, esta é uma disputa no campo da educação. Qualquer aspecto que se distancie dessas premissas deve ser rechaçado. 

WSCOM – Como definir a sua candidatura e da Mônica no campo ideológico e administrativo? 

TEREZINHA DOMICIANO – Reiteramos que nossa pauta se fundamenta na democracia e no respeito à pluralidade de pensamento. Eis nossa luta. Uma administração pautada pelo respeito, pelo diálogo e pela competência, fortalecendo cada vez a UFPB no contexto regional, nacional e internacional. 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //