Saúde

Técnicas disfarçam estrias, celulite, manchas e queda de cabelo


09/02/2016

Quando a gente tem um problema de pele, especialmente em áreas expostas como rosto, mãos, colo, tudo o que buscamos são maneiras de tratar na tentativa de se livrar daquilo.

Infelizmente, nem sempre é possível. Hoje existem vários tratamentos de ponta para celulite, estrias, vitiligo, hemangioma, melasma e calvície, mas geralmente custam caro e podem não corrigir 100%.

Por isso, o Bem Estar mostrou maneiras de disfarçar alguns problemas de pele. Recebemos a nossa consultora Márcia Purceli e a dermatologista Roberta Buense para ajudar a entender o assunto.

Vitiligo – Branca

É uma doença autoimune, normalmente desencadeada por alteração emocional.

Nosso sistema agride as células que produzem cor – melanócitos – e a região começa a despigmentar. A célula pode tanto ficar doente, quanto morrer. O tratamento é feito com medicação oral, tópica e fototerapia. Tem ainda o transplante de células-tronco, que podem dar origem a novos melanócitos. Os tratamentos, de maneira geral, são prolongados.

Quanto antes tratar, maior a chance de bons resultados.

Hemangioma – Vermelha

Conhecida como manchas Vinho do Porto, é um problema de mal formação venosa e normalmente é congênito. Acomete mais a face e pescoço. Também é uma doença de difícil tratamento, assim como o vitiligo e o melasma. Normalmente, usa-se laser para secar os vasinhos.

Melasma – Marrom

É uma hiperpigmentação da pele que costuma aparecer durante a gravidez. Os hormônios estrógeno e progesterona estimulam os melanócitos a produzirem mais cor. Essa produção é acelerada com a presença da luz visível e infravermelho. O uso de protetor solar e de maquiagem com cor é fundamental para prevenir esse problema, que também é influenciado pelo fator genético. O tratamento pode ser feito com cremes clareadores, laser e microagulhamento.

Rosácea – Vermelha

É uma doença vascular, de causa desconhecida. Pode estar associada ao Démodex folicurarem, ácaro presente na nossa pele que se reproduz de maneira excessiva nas pessoas com rosácea.

A rosácea piora com alteração de temperatura, como frio e calor, vento, e também com a ingestão de álcool, café e pimenta. O tratamento é feito com cremes para controlar a inflamação, laser, luz pulsada e também pode ser usada água termal no dia-a-dia, muito importante para manter a pele hidratada e mais geladinha.

Estrias

É uma cicatriz formada pela destruição de elastina e colágeno. As estrias novas são vermelhas ou arroxeadas e as antigas brancas. O tratamento é feito com laser ou microagulhamento.

Como esconder?

Hoje existem maquiagens de cobertura total que facilitam a vida de quem tem manchas na pele, seja por qual motivo for. Para manchas brancas de vitiligo, vermelhas de hemangioma ou marrons de melasma, a base de alta cobertura da cor da pele já resolve. Algumas bases vêm acompanhadas de um pó fixador, que evita que elas saiam com água ou suor, mesmo porque no caso do vitiligo, por exemplo, as manchas podem estar nas mãos e o fato de usá-las toda hora pode fazer a maquiagem sair mais facilmente.

O fundamental é descobrir o tom da sua pele. Em segundo lugar vem a aplicação do pó compacto. Saber usá-lo de forma correta vai evitar aquele aspecto craquelado.

Disfarce para calvície/alopécia

Queratina em pó – tomar cuidado, porque sai na água. Peruca – cuidado com a maneira como prende a peruca. Usar a presilha sempre no mesmo lugar pode gerar trauma e prejudicar uma área que estava sadia.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //