Eventos

Teatro: Festival de Guaramiranga comemora 20 Anos

Teatro


02/09/2013



 Há 20 anos o movimento teatral do Nordeste via nascer um festival que iria marcar a história das artes cênicas da Região. Em Guaramiranga, cidade serrana cearense, com seus poucos mais de 5 mil habitantes, a cena era aberta aos participantes da primeira edição do Festival Nordestino de Teatro (FNT). O formato era “enxuto”, mas a ideia de focar na formação, no intercâmbio e na discussão sobre o pensar e o fazer teatral em toda a sua abrangência, já era bem trabalhada entre os sócio-fundadores da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), entidade realizadora, e instituições parceiras.

Duas décadas depois, o FNT se vê consolidado, com o seu nome bem marcado no currículo de diversas companhias teatrais dos nove estados nordestinos, não só pela participação em uma ou mais edições, mas principalmente pelos frutos gerados a partir das discussões nos debates sobre os espetáculos, nos encontros, como o de artistas pesquisadores, nas oficinas, nas trocas de experiências e no intercâmbio vivenciado também em conversas informais nos bares e cafés da Praça do Teatro Municipal e seu entorno.

EDIÇÃO COMEMORATIVA

Em setembro, o FNT 2013 será uma edição comemorativa dos 20 anos, com mostras especiais e a participação de companhias que marcaram o Festival. Serão ao todo 35 espetáculos teatrais, além de reisados, dramas, cortejo, apresentações musicais e uma série de ações formativas.

Criada especialmente para esta edição, a MOSTRA CEARÁ – FNT 20 ANOS será uma homenagem a grupos cujas trajetórias registram interseções com o percurso do Festival. São eles: Parque de Teatro, Pavilhão da Magnólia, Expressões Humanas, Trupe ‘Caba de Chegar, Epidemia de Bonecos, Ninho de Teatro, Grupo Imagens, Grupo Pesquisa, Cia. Palmas e grupo Bagaceira, que é patrocinado pela Petrobras.

GRUPO GALPÃO NA ABERTURA – A abertura, no dia 7 de setembro, será com o grupo Galpão, que é patrocinado pela Petrobras. Quem esteve no Festival em 1992, certamente recorda a célebre apresentação do grupo mineiro, que levou ao pátio da Igreja Matriz de Guaramiranga o clássico “Romeu e Julieta”, de Shakespeare, com concepção e direção de Gabriel Villela. Em 2008 o grupo esteve novamente no FNT com “Pequenos Milagres”, encenado no Teatro Municipal Rachel de Queiroz. Na comemoração dos 20 anos do FNT e de seus 30 anos, o Grupo Galpão volta ao pátio da Matriz de Guaramiranga e retoma a parceria com Villela, desta vez, com a montagem do último texto escrito pelo dramaturgo italiano Luigi Pirandello: “Os Gigantes da Montanha” (Dir. Gabriel Vilella).

CLOWNS DE SHAKESPEARE – O potiguar Clowns de Shakespeare, que tantas vezes participou do FNT como selecionado para a Mostra Nordeste, vem agora como convidado especial para a noite de encerramento, num registro afetivo e simbólico da presença do Festival na trajetória do grupo. O espetáculo é “Sua Incelença, Ricardo III”, também com a direção de Gabriel Vilella, que estará presente ao Festival.

MAIS MOSTRAS

Outra novidade nesta edição é a MOSTRA NORDESTE UNIVERSITÁRIA, marcando também a comemoração de 20 anos do FNT. Será um espaço de diálogo do Festival com a produção teatral das universidades e atores em processo de formação. Em cena, companhias da Universidade Regional do Cariri – URCA (Cia Engenharia Cênica), Instituto Federal do Ceará – IFCE (grupo No Barraco da Constância Tem!, Coletivo Senara e Teatro Ateliê) e Universidade Federal do Ceará – UFC (Grupo Verso de Boca).

A tradicional MOSTRA NORDESTE, carro-chefe do FNT ao longo de seus 20 anos, recebe este ano sete espetáculos selecionados de companhias do Ceará, Paraíba, Sergipe e Bahia. Durante o Festival, o melhor espetáculo na opinião do público será agraciado com o Troféu Beija-Flor e um prêmio em dinheiro de R$ 3 mil.

O cearense Grupo Garajal, de Maracanaú, reapresenta “Romeu e Julieta – O Encontro de Shakespeare e a Cultura Popular”, que foi um dos grandes destaques do FNT de 2011. Na ocasião, o Garajal intencionava encenar esta montagem na Mostra Nordeste, mas perdeu o prazo da inscrição, porque aguardava um convite que não se concretizou de apresentação em outro país. Convidado na época pelo FNT para apresentar espetáculos diários voltados para o público infantil, o grupo aproveitou para levar à Praça do Teatro sua adaptação do clássico de Shakespeare, em uma aplaudidíssima apresentação.

O Ceará também está na Mostra Nordeste com o grupo Bagaceira, patrocinado pela Petrobras, com o novo espetáculo “A mão na face”. A Bahia será representada por “Benedita”, um monólogo do ator Bruno de Sousa, e “O Diário de Genet”, do ATeliê voadOR Companhia de Teatro. Sergipe leva à cena “Folclore na Cabeça”, do Grupo Teatral Boca de Cena. E a Paraíba participa com a “Farsa da Boa Preguiça”, do Coletivo Ser Tão, e “Efemérico”, da Cia Sírius.

PARA CRIANÇAS

Diariamente no fim de tarde acontece a mostra FNT PARA CRIANÇAS, com algumas das apresentações em parceria com a MOSTRA SESC. Os espetáculos serão encenados pelas companhias Bate Palmas, Teatro Novo, grupo Ânima Teatro de Bonecos, Grupo Garajal, Teatraria Espalhafato, Cia Camarim e Cia Argumento.

MAIS ESPETÁCULOS

Como já é tradição, o FNT recebe espetáculos do Circuito PALCO GIRATÓRIO, do SESC. Este ano, o espetáculo que estará no FNT é “Amor Confesso”, da Cia. Falácia, do Rio de Janeiro. O XX FNT também terá como espetáculo convidado “As Encalhadas”, do Grupo Assum Preto, da cidade de Pentecoste, Ceará. Também do Ceará, o Curso Princípios Básicos de Teatro (CPBT), do Theatro José de Alencar, apresenta a montagem de conclusão do curso – Turma Noite 2012/2013, “Cidade Sem Nome”.

PROGRAMA DE FORMAÇÃO

Debates, Roda de Conversa e Encontro de Artistas Pesquisadores vão compor o programa de formação do FNT 20 anos.

Anualmente as manhãs do Festival são dedicadas aos Debates sobre os espetáculos da Mostra Nordeste encenados na noite anterior. Nos debates, o processo de montagem dos espetáculos desta mostra é apresentado pelos grupos. Um trio de debatedores faz suas considerações e em seguida o debate é aberto com a participação do público.

Este ano, paralelamente ao Debate da Mostra Nordeste, haverá no dia 11 uma Roda de Conversa sobre a Produção Teatral na Universidade, relacionada à Mostra Nordeste Universitária, que será apresentada nos dias 9 e 10.

Nos dias 11 e 12 acontece o XII Encontro de Artistas Pesquisadores. Já tradicional no FNT, o encontro consta de apresentação de trabalhos acadêmicos, constituindo-se em um momento de troca de conhecimentos no campo das artes cênicas e um forte trabalho de intercâmbio cultural em suas mais diversas expressões. A ideia é fortalecer um dos princípios do FNT, que é unir, sob uma concepção transdisciplinar, os saberes e fazeres, criativos e reflexivos, num mesmo patamar e numa relação de complementaridade e interpenetração.

Com a organização e curadoria de Rejane Reinaldo, este ano, os temas e pesquisadores do Encontro são: No dia 11 – “TEATRO DE GRUPO E PEDAGOGIA DO TEATRO: CONSTRUINDO CAMINHOS” (UFC – Pesquisador: Abimaelson Santos), “DA PROPRIOPEPÇÃO AO CONTROLE ENERGÉTICO” (IFCE – Pesquisador: Dyego Stefann), “O JESUÍTA NA OBRA TEATRAL DE JOSE DE ALENCAR” (UFMG – Pesquisador: Marcelo Costa), “ESCOLA LIVRE: O QUE É ISSO?” (UFC – Pesquisadora: Izaíra Silvino).

No dia 12 – “FRAGMENT(AÇÃO) A MEMÓRIA E O FRAGMENTÁRIO COMO DISPOSITIVO DE CRIAÇÃO CÊNICA” (UFC – Pesquisadoras: Nádia Lima e Larissa Souza), “E SE ENXERGA PELO NARIZ?” (IFCE – Pesquisadora: Sarah Jorge), “O ATOR ESPONTÂNEO E SEU CORPO COMO FRONTEIRA DO PROCESSO CRIATIVO” (IFCE – Pesquisador: Paulo Ess) e “PAULO ABEL DO NASCIMENTO: MÚSICA E FORMAÇÃO HUMANA” (UFC – Pesquisador: Elvis Matos).

QUEM FAZ O XX FNT

O XX FNT é apresentado pelo Governo do Estado do Ceará e realizado pela Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga – AGUA, com apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/Secult – Lei Estadual de Incentivo a Cultura. Patrocínio: Oi. Apoio: Oi Futuro e Prefeitura Municipal de Guaramiranga, via Secretaria da Cultura e Secretaria de Turismo. Parceria: SESC. Agradecimento: Coelce.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //