Paraíba

Tânia Barcelar traça perfil das necessidades do Nordeste na área de infraestrutu

Desafios do NE


29/07/2013

A professora doutora Tânia Barcelar fez uma palestra no debate Desafios do Brasil, O Papel Estratégico do Nordeste, traçando o perfil das necessidades, principalmente no tocante a infraestrutura, do Nordeste, para que a Região entre de vez na rota de desenvolvimento do Brasil.

A economista mostrou em mapas e gráficos os investimentos que estão sendo feitos em infraestrutura no Brasil e que em sua maioria não atingem o Nordeste como deveria ou de forma deficitária.

Veja galeria de fotos.

Ela citou os casos das ferrovias e das concessões de rodovias, mostrando que as concessões, por exemplo, param na Bahia, não contemplando os demais estados da Região. Já com relação das ferrovias, apesar de a região está melhor servida, os investimento acontecem de forma deficitária, já que as ferrovias da região não estariam completas, do ponto de vista da integração com as outras.

Tânia lembrou ainda que das 50 fábricas de automóveis que existem no país, apenas duas estão no Nordeste e que elas só vieram para Região por conta de pressão política.

Um ponto positivo destacado pela professora foi o aumento e a interiorização do ensino técnico e superior.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.