Futebol

Suposto ‘plano C’ do Barcelona, Fred mantém incerteza sobre futuro após Copa

'Plano C'


20/05/2014



O futuro de Fred após a Copa do Mundo-2014 permanece em aberto. Na manhã desta terça-feira, o jornal catalão Mundo Deportivo garantiu que o Barcelona é um dos interessados na contratação do centroavante da seleção brasileira e do Fluminense. A chegada de um "9" é prioridade para o novo técnico Luis Enrique.

A primeira opção seria Mario Mandzukic, do Bayern de Munique. Vice-artilheiro da última edição do Campeonato Alemão, com 18 gols, o croata de 27 anos deve perder espaço na equipe a partir da chegada do polonês Robert Lewandowski, do Borussia Dortmund, na próxima temporada. O obstáculo para o Barcelona pode ser o interesse de outras grandes equipes europeias, como o Chelsea e o Arsenal.

O plano "B", por sua vez, seria o espanhol Fernando Llorente, da Juventus. Mas a má relação entre o diretor esportivo da equipe catalã, Andoni Zubizarreta, e o irmão e agente do jogador poderiam prejudicar as negociações.

Fred, por sua vez, seria a terceira opção na lista de Luis Enrique, segundo o Mundo Deportivo. O "trunfo" para uma eventual transferência para o Barcelona seria a baixa multa rescisória: 2,5 milhões de euros para clubes europeus, cerca de R$ 7,6 milhões.

Entrevistas geram incerteza

Também cogitado no Manchester City, segundo a imprensa inglesa, Fred tem contribuído para o clima de incerteza em relação ao seu futuro em entrevistas recentes. Há cerca de um mês, o jogador admitiu à Gazzetta dello Sport, da Itália, que veria com "bons olhos" um retorno à Europa.

No próprio Fluminense, o jogador lembrou que uma provável valorização após a Copa do Mundo pode ajudar o clube e a patrocinadora Unimed, responsável pelo pagamento da maior parte dos seus salários, a fazer "uma boa grana".

Na madrugada desta terça, em entrevista ao programa "Rumo à Copa", da TV Globo, o camisa 9 da seleção brasileira garantiu que deseja cumprir seu contrato, que vai até o final de 2015, mas seguiu reticente sobre o futuro. O próprio técnico do Fluminense, Cristóvão Borges, admitiu não saber se contará com seu capitão para o segundo semestre.

Fred chegou às Laranjeiras em março de 2009 após passagem pelo Lyon, da França, o único clube europeu pelo qual atuou na carreira. Hoje com 30 anos, o jogador vestiu a camisa do Tricolor carioca em 197 partidas, e marcou 122 gols. Suspenso para a partida desta quarta-feira, contra o São Paulo, ele busca liberação da Fifa para ir a campo no sábado, contra o Bahia. Caso contrário, o camisa 9 pode ter feiro sua última partida pelo Flu na derrota por 1 a 0 para o Grêmio, no último domingo, quando foi expulso no segundo tempo.

Pela seleção, Fred se firmou entre os titulares a partir da chegada do técnico Luiz Felipe Scolari, no final de 2012, e foi convocado para a Copa do Mundo-2014, para a qual se apresentará na próxima segunda-feira, dia 26 de maio. Foram 32 partidas disputadas e 16 gols marcados com a camisa amarela, incluindo um contra a Austrália, na Copa da Alemanha, em 2006.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //