Política

Superintendente da Sudene vê novo PAC como marco para Governo Lula e destaca investimentos de R$ 700 bilhões no Nordeste


11/08/2023

Por Wallyson Costa

O lançamento do Novo PAC, nesta sexta-feira (11), marcou um ponto de partida para uma nova etapa no governo do presidente Lula, afirmou Danilo Cabral, representante da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). À Revista NORDESTE, Cabral destacou a retomada das políticas públicas que haviam sido desmanteladas durante o governo Jair Bolsonaro.

“O ato de hoje de lançamento do PAC marca o início de uma nova etapa do governo do presidente Lula. Durante o período de transição, quando foi equacionada a questão orçamentária, a partir da articulação e aprovação da PEC da transição, nós tivemos nesses primeiros meses o relançamento de um conjunto de políticas públicas que haviam sido totalmente desmontadas pelo governo do presidente Bolsonaro em todas as áreas, na educação, na saúde, no mundo rural. Agora a gente vê o anúncio daquilo que será maior e mais expressivo volume de investimentos que nós teremos no Brasil”, disse.

O representante da Sudene ressaltou a importância do reforço das políticas públicas nos setores. Com um investimento previsto de R$ 1 trilhão e 700 bilhões, juntamente com recursos provenientes da iniciativa privada, o novo PAC visa não apenas o progresso de infraestrutura, mas também a criação de empregos.

“A expectativa é que com esse investimentos nós teremos mais de 4 milhões de empregos gerados no país nos próximos anos”, revelou.

O Nordeste receberá uma fatia substancial desse investimento, com mais de 700 bilhões de reais destinados à região. O dinheiro será direcionado para obras de sustentabilidade hídrica, desenvolvimento da bacia do São Francisco e projetos logísticos como a conclusão da Transnordestina.

O superintendente da Sudene mencionou também o setor educacional, que será impulsionado com investimentos em creches, expansão do ensino superior e educação profissional. Ele reiterou o alinhamento dessas ações com o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste, buscando desconcentrar os investimentos e promover o desenvolvimento no interior nordestino.

Ações que vão ser feitas na área da Educação de obras que estavam paralisadas investimentos em creche e na ampliação do acesso ao ensino superior e a educação profissional”, destacou.

Além disso, Danilo Cabral observou os investimentos planejados na nova matriz energética, enfatizando a transformação do Nordeste em um polo de energia limpa.

“Tudo isso dialogando também com aquilo que são as diretrizes que nós aprovamos também no nosso Plano Regional do Desenvolvimento do Nordeste com a desconcentração também desse investimentos para o interior do Nordeste brasileiro. Investimentos expressivos também na nova matriz energética é que há uma aposta não só do Brasil, mas do mundo é que o Nordeste pode e certamente transformar energia limpa a gente já vive hoje essa realidade hoje ou seja esse investimentos apontam também para essa alternativa”, disse.

Cabral finalizou dizendo que Sudene desempenhará um papel fundamental na integração, articulação e mobilização das obras apresentadas no novo programa de investimentos.

“É um início de uma nova etapa em que certamente vai ratificar aquilo criar uma percepção do mundo e dos brasileiros né de uma virada de página aqui do nosso país de que a gente tá retomando de forma plena também, não só o desenvolvimento econômico, mas sobretudo da inclusão social dos brasileiros em especial dos nordestinos. A Sudene é parte também desse esforço porque caberá ela também a integração a articulação a mobilização de muitas dessas obras que foram apresentadas também nesse novo PAC”, finalizou.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //