Paraíba

Superintendente da Caixa na Paraíba afirma que instituição dará celeridade à pro

Imóveis


03/08/2015



A Superintendência da Caixa Econômica Federal, na Paraíba, dará mais celeridade na análise de projetos de financiamento à produção de empreendimentos habitacionais e também de crédito para o comprador, foi o que afirmou Anacleto Grosbelli, novo superintendente regional. Ele foi recebido pelos empresários da construção civil, na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-JP), na última sexta-feira (31).

Para Fábio Sinval Ferreira, presidente do Sinduscon-JP, a notícia foi uma grata surpresa para o setor. Ele observou que recentemente, o Banco do Brasil anunciou uma disponibilidade de crédito da ordem de R$ 1 bilhão, para financiamento de até 90% do valor do imóvel, do fundo pró-cotista e depois disso também a Caixa Econômica Federal informou que também vai usar essa mesma linha de crédito para aplicar R$ 4 bilhões, em financiamento habitacional. “O Brasil e a construção civil não podem parar e é normal que as instituições financeiras voltem a financiar a habitação, para que o país volte ao ritmo que estava”.

No encontro ocorrido na entidade empresarial estavam cerca de 30 construtores que atuam tanto em incorporação de imóveis de médio e alto padrão, como os que constroem unidades enquadradas dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, na Faixa 1, voltadas para as famílias que ganham até três salários mínimos. O empresário João Ferreira da Luz Júnior, que atua neste segmento, questionou sobre a viabilidade de crédito em condições especiais para as empresas que têm contas a receber do governo federal pela produção de moradias populares, mas, em função de atraso nos repasses, precisam recorrer a operações de crédito para o capital de giro enquanto aguardam as liberações do pagamento das medições efetuadas.

BOA ACOLHIDA – “A receptividade foi muito boa e a gente se sente acolhido pelo Sinduscon-JP, o que reforça o compromisso tanto da Caixa, quanto dos empresários em estar sempre produzindo empreendimentos de qualidade ainda melhor”, afirmou o superintendente acrescentando que “quanto aos imóveis da Faixa 1, tem que dar mais velocidade na análise de documentos e é o compromisso da Caixa dar mais velocidade a isso”.

Ele disse ainda que em empreendimentos que se fez o financiamento da pessoa jurídica naquela instituição financeira, também tem a garantia de que vai ser repassado o financiamento a pessoa física. E, explicou que o banco já está voltando à normalidade a partir de junho. “Tivemos uma parada para dar uma arrumada na casa, com relação ao excesso que vinha tendo, pois, a Caixa vinha fazendo uma média de 8.000 financiamentos por dia, no Brasil e diminuímos para 5.000, mas com isso vai dar mais velocidade e qualidade no atendimento. Apesar da diminuída no ritmo, a Paraíba não parou, no primeiro semestre, no Nordeste foi a segunda maior em termos de financiamento pessoa física, entre os estados que compõem a região”, complementou.

NOVAS UNIDADES – Nos últimos três anos, foram abertas 12 agências novas, e esse processo de expansão da rede vai continuar, pois será inaugurada mais uma no fim deste mês de agosto, em Santa Rita e um posto na cidade de Pilar.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //