Justiça

STF forma maioria pela condenação do segundo réu do 8 de janeiro


14/09/2023

STF volta a suspender julgamento do marco temporal de terras indígenas (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Brasil 247



A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou pela condenação de Thiago de Assis Mathar, segundo réu dentre os acusados de invadirem os prédios dos três poderes republicanos durante os atos golpistas do dia 8 de janeiro. O julgamento foi interrompido com 10 votos favoráveis à condenação do réu, mas o resultado não foi anunciado devido a ausência do ministro Luiz Fux. 

Caso a condenação de Thiago vá de acordo com a proposta do relator Alexandre de Moraes ele deverá ser condenado a 14 anos. No julgamento de Thiago de Assis Mathar, os ministros Edson Fachin, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e a presidente do STF, Rosa Weber, seguiram integralmente o voto do relator, Alexandre de Moraes. O ministro Cristiano Zanin concordou com o voto de Moraes, porém, sugeriu uma pena menor de 11 anos de prisão. 

O ministro Nunes Marques manteve sua divergência, como fez no julgamento do primeiro réu, argumentando que condenaria Thiago de Assis Mathar apenas pelos crimes de dano qualificado e deterioração de patrimônio, absolvendo-o das acusações mais graves. Ele propôs, assim, uma pena de dois anos e seis meses. André Mendonça também emitiu um voto menos severo em relação ao réu, condenando Mathar apenas pelo crime de tentativa de abolir o estado democrático de direito e sugerindo uma pena de quatro anos e dois meses de prisão. 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //