Brasil & Mundo

STF absolve Dirceu e outros de formação de quadrilha

Julgamento


27/02/2014

 Ao votar na manhã desta quinta-feira (27), a ministra Rosa Weber constituiu maioria no STF (Supremo Tribunal Federal) para absolver oito condenados no julgamento do mensalão pelo crime de formação de quadrilha. Antes dela, já haviam votado por aceitar os embargos infringentes e, portanto, absolver os condenados por esse crime, os ministros Dias Toffoli, Cármen Lúcia, José Roberto Barroso, Ricardo Lewandowski e Teori Zavascki.

Com a mudança, réus como o ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, entre outros cinco réus, terão reduzidas as penas impostas pelo STF no julgamento.

Segundo Rosa Weber, “não basta, para a configuração deste delito [formação de quadrilha], que mais de três pessoas pratiquem delitos”.

— É necessário que esta união se faça para a específica prática de crimes.

Antes da ministra, seu colega Teori Zavascki abriu a sessão desta quinta dizendo que é difícil afirmar que José Dirceu ou José Genoino tivessem se unido a outros agentes com o objetivo e o interesse comum para praticar crimes como o de lavar dinheiro. Assim como Rosa Weber, Zavascki votou por acolher os embargos infringentes.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //