Tecnologia
Smartphones: Huawei afasta-se ainda mais da Apple e Samsung domina o mercado
A Samsung continua a dominar o mercado dos smartphones e com a Huawei a fugir ainda mais da Apple
01/12/2019
É neste cenário pouco favorável que os números do 3º trimestre surgiram, reforçando os valores anteriores. A Samsung continua a dominar o mercado dos smartphones e com a Huawei a fugir ainda mais da Apple.
MUDANÇA MERCADOLÓGICA – Há uma clara mudança no mercado dos smartphones. Os consumidores estão a mudar e a adaptar-se ao que realmente querem. Procuram agora obter uma relação custo-benefício muito melhor e por isso abandonam os smartphones topo de gama. A sua escolha recai nos equipamentos de gama média.
Samsung mantém posição de domínio nos smartphones
É aqui que a Samsung entra e reforça a sua posição, conseguindo crescer neste 3º trimestre de 2019. Para além desta, também outras concorrentes conseguiram recuperar espaço no mercado. Com ofertas na gama média, conseguiram ganhar ainda mais espaço e temos assim a Huawei, Samsung e OPPO a crescer.
A Apple está a perder mercado e a vender menos
No extremo oposto temos a Apple e o seu iPhone. A marca americana registou uma quebra de 2 dígitos nas suas vendas. Assim, temos vendas de 40,8 milhões no iPhone, o que representa uma quebra de 10,7% no valor a um ano.
Huawei não para de crescer, mesmo com problemas
No campo oposto temos a Huawei. A marca chinesa tinha tudo para perder mercado, mas conseguiu reinventar-se. Foi de tal forma a sua adaptação que a marca firmou a sua posição de destaque à frente da Apple. Isto surgiu de um crescimento de 2 dígitos e os 65,8 milhões de smartphones vendidos transformam-se em 26% de aumento ano a ano.
A Gartner espera que este seja apenas um momento de passagem, com o 5G a chegar em breve e a trazer novamente um aumento do consumo neste mercado. As marcas vão ter de aguardar por 2020 para ter um crescimento ainda maior, pois apenas nessa altura a troca de smartphones será feita.
Vamos agora dar entrada numa altura rica nas vendas. O final do ano eleva o número de vendas e poderá trazer de volta a Apple para um caminho de recuperação. Claro que os concorrentes vão também crescer e agitar o mercado.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.