Paraíba

Sintespb realiza congresso híbrido para servidores nesta quinta-feira


24/11/2021

Portal WSCOM



O Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba (Sintespb), em parceria com suas Secretarias Sindicais Adjuntas, reúne, desta quinta-feira a sábado próximos, ou seja, no período de 25 a 27 de novembro de 2021, em João Pessoa, os servidores técnico-administrativos das universidades públicas paraibanas, filiados à entidade no seu XVI Consintespb, denominado “Construindo novos caminhos”.

Em razão da pandemia, pela primeira vez em sua história, o Congresso Estadual do Sintespb será realizado de forma virtual e presencial, respeitando todos os protocolos de biossegurança, incluindo o uso obrigatório de máscara no local e apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19.

Os delegados e participantes que fizerem a opção pela forma presencial terão como local do evento o antigo Hotel Ouro Branco, localizado na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, em Tambaú. Já os que desejarem a forma virtual, serão disponibilizadas condições necessárias para a garantia da segurança do voto.

O evento está estruturado no seguinte temário: conjuntura política, reforma estatutária, elaboração e aprovação do plano de lutas para os próximos anos.

São objetivos ainda do XVI Consintesp discutir as condições de vida, trabalho, política e  formas de lutas  dos(as) trabalhadores(as) em ensino superior da Paraíba;  debater posições sobre a educação de modo geral e em particular da Universidade e sobre as formas de organização dos trabalhadores das Universidades, visando adequar o movimento sindical às exigências da realidade e das lutas político-econômicas e sociais dos trabalhadores no geral, sejam da cidade ou do campo.

A abertura solene do Congresso, que acontecerá às 16:00 horas, desta quinta-feira, será marcada por uma análise de conjuntura apresentada por personalidades representativas de cada força política que compõe os movimentos dos técnico-administrativos existentes no âmbito das universidades e do sindicalismo paraibano.

Logo após, haverá a leitura e aprovação do regimento interno do Consintespb, envolvendo os 105 delegados escolhidos, através de eleição direta por chapa, em pleito realizado no final de outubro.

O Congresso Estadual do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba é a maior instância de decisão da categoria, na qual são discutidas e aprovadas a linha política do movimento sindical estadual e as principais ações de luta dos trabalhadores técnico-administrativos das universidades e ocorre, atualmente, uma vez a cada gestão.

Veja abaixo a programação completa do XVI Consintespb:

Dia 25 – Quinta-feira

14:00 – Inicio do Credenciamento e check-in no hotel

16h00 – Solenidade de Abertura – Representantes da  CUT/PB – Tião Santos; CTB – Marcos Santos; CSP-Conlutas; Rosilene da Silva Santana (Presidenta Estadual da Unidade Popular- UP, Movimento de Mulheres Olga Benário); Adufpb – Fernando Cunha;  UEPB – Dra. Célia Regina Diniz; Deputada Estadual Cida Ramos (PT/PB);

17h00 – Debate sobre conjuntura com representantes nacionais (em formato híbrido). José Maria Castro (Coordenador Geral da FASUBRA/UNIR), João Paulo Ribeiro (JP – Coordenador Jurídico da FASUBRA/CTB), Antônio Alves Neto (Toninho – Coordenador Geral da FASUBRA/CSP-CONLUTAS)  e Esteban Roberto Ferreira Crescente (UFRJ, Presidente da UP, Movimento Luta de Classes)

18h30 – Aprovação do Regimento do Congresso;

19h30 – Coffee-break

 

Dia 26 – Sexta-feira

7h00 às 8h00  Café da manhã

8h00  Plenária de Reforma Estatutária

12h00 – Intervalo para almoço

14h00 – Plenária

18h00 – Jantar

19h00 – Plenária

 

Dia 27 – Sábado

7h00 às 8h00  Café da manhã

8h00  Plenária Plano de Lutas

10h00 – Plenária final e aprovação de moções;

12h00 – Solenidade de encerramento e Check-out no hotel

13h00 – almoço de encerramento.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.