Economia & Negócios

Sincovid relata crise com mudança no Gravame; pede negociação para evitar caos

ECONOMIA


19/11/2016

O presidente do Sincovid, José Carneiro, fez um apelo quase em tom de desespero em nome das Concessionárias de Veiculos na Paraíba para que haja urgentemente nova negociação para construir saída capaz de evitar o que considerou possibilidade de diversas empresas quebrarem diante da nova sistemática adotada pelo DETRAN/PB, através do gravame operado por nova companhia, pois se consideram no meio de conflito de interesses do Governo e dos Bancos. Ele disse que a entidade não faz opção por nenhuma empresa que explore o serviço, mas o modelo precisa de melhor negociação.

Ele fez um apelo aos dirigentes do Detran e ao Governo do Estado:

– Esperamos que sejamos chamados para o dialogo em busca de uma saída e possamos evitar tamanha perda ao estado, ao consumidor e a Rede de concessionárias do Estado, pois queremos contribuir no sentido de resolver e superar o problema – declarou.

– Como presidente do Sincodiv na PB, que é o sindicato das concessionárias de veículos gostaria de explicar que existem na atualidade cerca de 90 concessionárias operando na Paraíba com presença nas principais cidades do estado, de Cabedelo à Cajazeiras, de Monteiro à Mamanguape passando por Guarabira. Hoje, esta mesma rede já vende menos do que 50% do que vendia a 2 anos atrás. Somente por este fato, já estaríamos em grave situação de operação – relatou ele em contato especial e EXCLUSIVO com o Portal WSCOM, acrescentando ainda:

– No momento que o Detran tomou esta medida de mudança da empresa de inserção do gravame, sem consultar esta mesma rede de concessionárias, responsáveis pela geração da venda, e portanto do financiamento, que é o agente causador do restante da cadeia, o órgão provocou uma espécie de avalanche que vem arrasando tudo sem que não haja quem consiga parar. Os prejuízos são incalculáveis. O desespero destes concessionários é enorme, os débitos se amontoam aos muitos milhões, e o risco de não termos em muitíssimo curto prazo uma rede de concessionárias que gera desenvolvimento, emprego e renda é real e efetivo.

SEM INTERESSE EM EMPRESA – Segundo ele, “ Não há espaço para um dia sequer sem uma solução. Para nós, pouco ou nada importa quem faz o gravame. Somos por origem e natureza de nossos negócios a favor da livre iniciativa, total e livremente, disse ele adiantando outra análise:

– Esta briga é entre a fome do estado que necessita da receita e a ganância dos bancos. Nós ficamos no meio, irresponsavelmente asfixiado por quem deveria nos preservar, o estado. O Governo, o Detran, deveriam valorizar e defender esta rede, mas não, ao contrário da mínima lógica, nos escantearam de uma problemática onde somos a mola mestra, fruto aparentemente de uma decisão intempestiva.

José Carneiro falou de uma nova medida grave adotada contra eles:

– Para justificar tamanho problema, recebemos hoje pela fala de vossa excelência o governador o selo de cartelistas. Cartel dá cadeia no Brasil amigo. E nós não podemos nem tão pouco devemos ser tratados desta maneira. Não é a Fenabrave ou o Sincodiv que se escondeu do diálogo, ponderou ele solicitando reunião de entendimentos.

E concluiu:

– Somos empresários que investiram muitos e muitos milhões em nossos negócios no estado e geramos muitos impostos e empregos para a PB, cerca de 6% do PIB daqui. Por isso apelo, por favor para que tenha a consciência de que nós não defendemos nem A nem B e sim nossos negócios. Os prejuízos são incomensuráveis e sem dúvida, muitos sucumbirão se este grande equívoco persistir – completou.
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.