Artes

Shows de cantoras francesas e exposição celebram o mês da francofonia em João P

Artes


18/03/2014

Pela primeira vez, João Pessoa sediará a reunião anual da Federação Brasileira das Alianças Francesas (FEBRAF). O evento que acontecerá no Hotel Verde Green entre os dias 25 e 29 de março, reunirá mais de 40 diretores de todas as Alianças brasileiras, assim como os presidentes que compõem a FEBRAF, no mês que celebra a francofonia.

O encontro que acontece durante o Mês da Francofonia, celebrado por todos os países francófonos expandidos pelos cinco continentes, (http://www.francophonie.org/) traz à nossa capital três atrações culturais: o espetáculo Paris-Bukarest com a artista francesa Nathalie Joly, no dia 25 de março, na sala de concertos Radegundis Feitosa na UFPB; o concerto da cantora Maissiat, dia 28 de março, às 20h30 na Usina Cultural Energisa; assim como a exposição Oceans que será inaugurada no fim deste mês na Estação Cabo Branco.

A Aliança Francesa está presente no Brasil há mais de 125 anos. Sua primeira Associação foi fundada no Rio de Janeiro, em 1885, apenas dois anos após a criação da sede, em Paris. Em João Pessoa, ela celebrou 60 anos em 2012.

A presença francesa no Brasil, como na maioria dos países latino-americanos, não se caracterizou por uma imigração de caráter econômico, e sim por um enriquecimento das relações políticas e culturais entre os dois países. Esses laços, fortes e antigos, ainda foram reafirmados durante a visita do presidente francês François Hollande, feita ao Brasil em dezembro de 2013, que também permitiu consolidar uma parceria estratégica entre os dois países, em diferentes aspectos, sobretudo econômico.

A cultura brasileira sempre teve laços fortes com artistas e escritores franceses. Igualmente, os acontecimentos históricos na Europa e, sobretudo na França, favoreceram o desenvolvimento da presença cultural francesa no Brasil.

Durante a década de 60, foram implantados dez novos comitês da Aliança Francesa. Em 1979, atingiu-se o número de 30 associações com 50 implantações. O francês era então língua obrigatória no ensino secundário. Atualmente a rede conta com 36 associações e nove centros correspondentes, atuando em praticamente todos os estados brasileiros.

Embora todas as Associações sejam jurídica e administrativamente independentes, a coordenação das atividades culturais e dos programas de ensino é garantida pela Delegação geral, situada no Rio de Janeiro. Atualmente, o responsável pela Delegação geral no Brasil é o Sr. Jean-Paul Lefèvre, nomeado pela Fondation Alliance Française.

As Alianças Francesas, que já formavam uma rede solidária, estreitaram ainda mais seus laços em 2001 com a FEBRAF. Esta, atualmente sob a presidência do Sr. Nelson Tadeu Pasotti, presidente da Aliança Francesa do Grande ABC, proporcionará a possibilidade de reforçar a parceria com a Embaixada da França no Brasil e com a Fondation Alliance Française.

A rede da Aliança Francesa compreende escolas na França para a recepção de estudantes estrangeiros em mais de 1.000 estabelecimentos instalados em 135 países, onde estudam cerca de 490 mil pessoas.

Geralmente, os centros locais da Aliança Francesa nascem por iniciativa de pessoas e instituições dos próprios países, aonde ela vem a se instalar. Cada centro goza de autonomia estatutária e financeira, sendo regido pela legislação local. Porém, todos eles funcionam em estreita relação com a matriz parisiense (Fondation Alliance française, com sede no Boulevard Raspail), que é a proprietária da marca "Aliança Francesa".



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //