Economia

Setor de serviços da Paraíba cresce 7,5% em março e tem destaque nacional, aponta IBGE


14/05/2025

Foto: Reprodução

Da Redação/ Portal WSCOM



O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (14), dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), que apontam que a Paraíba registrou um avanço de 7,5% em março, na comparação com o mesmo mês de 2023.

Com esse desempenho, o estado alcançou a segunda maior taxa de crescimento do Nordeste e a sexta maior do Brasil, superando com folga a média nacional, que ficou em 1,9%. Entre os estados que lideraram o crescimento estão o Distrito Federal (14,3%), Mato Grosso do Sul (11,3%), Rio Grande do Norte (9,6%) e Mato Grosso (8,6%).

Entre os segmentos que puxaram a alta em solo paraibano, destacam-se atividades turísticas, como transporte de passageiros, hotelaria, serviços de reservas e alimentação fora do lar. De acordo com o IBGE, essas áreas vêm apresentando forte recuperação e expansão em comparação ao ano anterior.

O gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, explicou que o setor nacional como um todo segue operando em um patamar elevado.

“Há uma sustentação do setor de serviços em um patamar elevado, muito próximo do seu nível recorde”, afirmou.

A Pesquisa Mensal de Serviços acompanha o desempenho conjuntural do setor em todo o país, considerando apenas empresas formalmente registradas com 20 ou mais funcionários e atuação fora das áreas de saúde e educação. Junto com a administração pública e o comércio, os serviços são um dos pilares do Produto Interno Bruto (PIB) tanto em nível nacional quanto estadual.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.