Saúde

Setembro dourado: Diagnóstico precoce faz a diferença no tratamento de câncer infanto-juvenil

Andrea Gadelha, oncopediatra da Unimed JP, alerta para a importância de buscar um especialista ao perceber os primeiros sintomas


08/09/2020

Imagem divulgação

Portal WSCOM

O diagnóstico precoce é um fator importante para o sucesso do tratamento do câncer em crianças. Este ano, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), devem ser registrados 8,5 mil novos casos de câncer infanto-juvenil no Brasil. Para reforçar a importância de estar atento aos primeiros sinais da doença e buscar um especialista, neste mês de setembro é realizada a campanha ‘Setembro Dourado’, movimento nacional que tem como objetivo conscientizar a população, principalmente pais e profissionais de saúde.

Para a oncopediatra Andrea Gadelha, coordenadora da Unidade de Oncologia e Medicamentos Especiais da Unimed João Pessoa, apesar de ser mais agressivo neste grupo do que em adultos, as chances de cura são maiores devido as características próprias da doença e desta fase da vida. “As células de um paciente jovem se multiplicam com mais facilidade, de forma mais rápida, inclusive as que têm a doença. Por isso, a agressividade. Por outro lado, essa mesma característica permite que a resposta ao tratamento seja melhor, com cura em 70% dos casos”, explicou.

Segundo a médica, as chances de cura aumentam ainda mais quando o diagnóstico vem cedo. Por isso, pais e mães devem ficar atentos a alguns sinais importantes, como mudanças repentinas ou dores persistentes. “Caso a criança, em poucos dias, apresente palidez, é sinal de alerta. Se depois de uma queda ou machucado, a dor persiste por mais de 15 dias também é preciso dar uma atenção especial. É importante que a criança seja acompanhada periodicamente pelo seu pediatra, pois ele saberá analisar essas mudanças, saberá quais exames pedir”, orientou Andréa Gadelha.

Confira alguns sinais de alerta:
Perda de peso contínua e inexplicável
Dores de cabeça com vômito pela manhã
Aumento do inchaço ou dor persistente nos ossos ou articulações
Protuberância ou massa no abdômen, pescoço ou qualquer outro local
Desenvolvimento de uma aparência esbranquiçada na pupila do olho ou mudanças repentinas na visão
Febres recorrentes não causadas por infecções
Hematomas excessivos ou sangramento, geralmente repentinos
Palidez perceptível ou cansaço prolongado

Unidade de Oncologia – Os clientes da Unimed João Pessoa contam com atendimento especializado adulto e pediátrico na Unidade de Oncologia e Medicamentos Especiais, que funciona no Hospital Alberto Urquiza Wanderley.

A unidade oferece uma estrutura completa para que o paciente se sinta confortável, além de uma equipe multiprofissional experiente e especialista no tratamento oncológico. Na pediatria, os leitos têm decoração temática infantil e as crianças têm acesso a brinquedos para que a permanência seja mais lúdica e divertida.

Outras informações:
Unidade de Oncologia e Medicamentos Especiais da Unimed JP
– Endereço: Avenida Ministro José Américo de Almeida, 1450, Torre (3º andar do Hospital Alberto Urquiza Wanderley)
– Telefones para marcação de consultas: 2106-8660 e 2106-8661 (de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h)
– Horários de atendimento
Entrega de medicação: 7h30 às 19h, de segunda a sexta
Consultas com oncologistas e infusão de medicação especial: 13h às 19h, de segunda a sexta



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //