Paraíba

SES divulga balanço de transplantes e doações de órgãos e diz que PB bate recorde com 30 pacientes transplantados em janeiro


31/01/2021

Imagem meramente ilustrativa

Portal WSCOM



A Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos da Paraíba (CNCDOPB) da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) divulgou, neste domingo (31), o balanço do mês de janeiro com dados atualizados sobre transplantes e doações de órgãos.

Segundo os dados do balanço, em janeiro de 2021 foram feitos em todo o Estado 20 transplantes de córnea, 5 de rim cadáver, 4 de fígado e 1 de coração. Essa marca é recorde na Paraíba, que atingiu 30 pacientes transplantados em um único mês.

Ainda segundo a CNCDOPB, relativo as doações, houveram 12 de córnea e 7 de morte encefálica. Quanto a lista de espera, existem aproximadamente 440 pacientes paraibanos aguardando córnea, 2 para coração, 5 para fígado e 175 para fígado.

Como funciona as doações
A retirada de órgãos pela CNCDOPB é realizada por equipe médica, autorizada pelo Sistema Nacional de Transplante (SNT), e em hospitais credenciados, mediante autorização da família do doador, e sob supervisão da Central de Transplante.

Elas acontecem a partir da inscrição, classificação e cadastramento de pacientes que precisam receber um órgão e/ou tecido, a Central de Transplante gerenciará uma lista única de receptores, e estará autorizada a receber notificações de morte encefálica ou parada cardiorrespiratória irreversível, ensejando a retirada de tecidos, órgãos ou partes do cadáver para transplante.

A Central de Transplante pode acionar, sempre que necessário, o Ministério Público do Estado para reprimir ilícitos, no âmbito de sua jurisdição, comunicando as irregularidades ao Ministério da Saúde.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //