Política
Em carta ao PT, servidores do Ibama rejeitam indicado do partido para superintendência do órgão na Paraíba
Os funcionários do órgão realizam protesto e repudiam acusações de omissão.
20/07/2023
Portal WSCOM
Servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) na Paraíba se manifestaram contrários ao nome do professor titular da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Márcio de Matos Caniello, para a superintendência do órgão. O docente é filiado ao PT e foi indicado pelo partido para comandar o instituto no estado.
Em uma carta encaminhada à presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e ao presidente da sigla na Paraíba, Jackson Macêdo, os funcionários afirmaram que Márcio não possui requisitos técnicos para assumir a superintendência do Ibama, questionando o currículo profissional do professor para a gestão ambiental do instituto.
“Reafirmamos que almejamos que o cargo de Superintendente do IBAMA deve ser ocupado por servidor de carreira do próprio IBAMA, que detém, conhecimento, competência e experiência necessárias à gestão ambiental mais adequada e estratégica”, diz o documento.
Os servidores também repudiaram a resolução do PT que acusou o órgão de omissão ao se furtar “do cumprimento de suas obrigações” por mais de uma década na Paraíba. No documento partidário, o Ibama é responsabilizado por diversos problemas ambientais, como “ocupações irregulares na zona costeira e desmatamentos sem critérios na Mata Atlântica”.
“Os servidores do IBAMA no estado da Paraíba, que abaixo subscrevem, vêm mui respeitosamente, solicitar ato de desagravo do Partido dos Trabalhadores – PT com relação à crítica equivocada e injusta do Diretório Regional da Paraíba sobre os serviços prestados pelo IBAMA nos últimos 10 anos, considerando que não condiz com a realidade e nem com o histórico do partido de lutas e mobilizações em favor dos trabalhadores, inclusive da categoria dos servidores públicos”, informam em outro trecho da carta.
Um protesto está sendo realizado nesta quinta-feira (20) em João Pessoa para exigir uma retratação do PT.
Confira a carta do Ibama:
Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.