Futebol

Série B: América-MG promete ir até a Fifa para recorrer de decisão do STJD

Série B


16/09/2014



A decisão dos auditores do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), por 4 votos a 1, nesta segunda-feira, que puniu o América-MG com a perda de 21 pontos no Campeonato Brasileiro da Série B ainda promete dar muito “pano para a manga”. Em nota oficial divulgada em seu site, o clube mineiro prometeu recorrer da decisão e ameaçou ir até a Fifa, se preciso, para provar que não houve irregularidade de sua parte.

“O América Futebol Clube reitera sua confiança no superior Tribunal de Justiça Desportiva. Recebeu com surpresa o resultado não unânime de 4 a 1 que o condenou. O América irá interpor imediatamente pedido de Efeito Suspensivo e Recurso ao Pleno do STJD, onde acredita que a injusta decisão será reformada. Se necessário for levará o caso até a FIFA, eis que a decisão prolatada contraria frontalmente o regulamento da entidade máxima do futebol”, divulgou o clube em texto assinado pela diretoria.

O pedido de efeito suspensivo e recurso ao Pleno já foi feito pelos advogados do clube. Ciente de que seria punido, o Coelho já tinha deixado todos os documentos prontos. Agora, o clube age para a redução da pena, alegando erro no próprio Registro da CBF.

ENTENDA O CASO:
Segundo a denúncia, Eduardo atuou em dois clubes diferentes (São Bernardo e Portuguesa) em competições nacionais nesta temporada antes de se transferir para o Coelho. Isto é irregular de acordo com o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que diz “incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente”, e com o artigo 49 do Regulamento Geral de Competições 2014 da CBF.

“Um clube não poderá incluir em sua equipe, na mesma temporada, um atleta que já tenha atuado por dois outros clubes, em quaisquer das competições coordenadas pela CBF, com exceção das copas regionais, em consonância com as determinações da FIFA sobre a matéria”, afirmou o código.

Eduardo disputou o Campeonato Paulista pelo São Bernardo e ficou no clube até o final da primeira fase da Copa do Brasil. Sendo assim, ele participou dos dois clubes contra o Paraná pela competição. Do ABC seguiu para a Portuguesa, onde entrou em campo em seis oportunidades pela Série B do Brasileiro. Após mudança da comissão técnica, ele deixou o clube e seguiu para o América-MG.

Em Minas, o lateral foi relacionado em quatro oportunidades, mas só entrou em campo uma vez, na vitória sobre o ABC, por 1 a 0. Nas partidas contra Paraná (vitória por 1 a 0), Oeste (vitória por 3 a 0) e América-RN (derrota por 1 a 0) ele esteve apenas no banco de reservas. Sendo assim, o América-MG perde os noves pontos conquistados dentro de campo, mais outros 12 referentes aos jogos disputados com Eduardo na súmula.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //