Saúde

SEPPM seleciona 30 mulheres para curso de Doulas Voluntárias


16/07/2014

Trinta mulheres foram selecionadas para participar do 3º Curso de Doulas Voluntárias, promovido pela Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPPM) da Prefeitura Municipal de João Pessoa. O lançamento do curso acontece na próxima sexta-feira (18), às 14h, no Espaço Equilíbrio do Ser, localizado nos Bancários.

O curso tem a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (Sedes). De acordo com a assessora de Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos da SEPPM, Elizabete Alves, a procura pelo curso cresceu consideravelmente em comparação as duas primeiras edições. Este ano, cerca de 100 mulheres foram inscritas. A seleção se deu através de entrevista e análise do perfil das candidatas.

“Acredito que o interesse aumentou especialmente depois do lançamento do filme ‘O Renascimento do Parto’, no ano passado, e a abertura de um curso particular de doulas, em João Pessoa”, avalia Elizabete. Em 2013, apenas 26 mulheres se inscreveram. Dessas, apenas nove chegaram ao estágio prático e continuam na instituição como voluntárias, com uma escala de plantão semanal de 12 horas.

O programa Doulas Voluntárias faz parte da política de humanização do parto e nascimento implantada no Instituto Cândida Vargas com o objetivo de facilitar o processo de humanização da assistência ao trabalho de parto, parto e puerpério imediato. O programa também faz parte das ações do Plano Municipal da Rede Cegonha, que integra o programa do Ministério da Saúde.

Elisabete Alves também esclarece que doula é uma pessoa habilitada a trazer informações e apoio, funcionando como elo entre a equipe de atendimento e a mulher no ambiente hospitalar.

Curso – O curso de Doulas Voluntárias promovido pela PMJP consiste em aulas teóricas, aulas práticas (plantões) e avaliação final. Estão incluídos na formação blocos sobre voluntariado; atividades e funções da doula no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS); assistência ao parto e políticas referentes à saúde da mulher; aleitamento materno e a importância de acompanhamento psicológico; e introdução a práticas integrativas no parto.

As aulas teóricas serão ministradas dias 19 e 26 de julho e 2 e 9 de agosto. Já a parte prática está prevista para o período de 18 a 25 de agosto e o início do voluntariado no Instituto Cândida Vargas no mês de outubro.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.