Paraíba

Seplan faz recadastramento imobiliário para melhorar obras de infraestrutura


27/02/2013



A Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) está fazendo um recadastramento imobiliário da cidade de João Pessoa. O objetivo é atualizar a base cartográfica e os dados imobiliários, contribuindo para a execução de obras de infraestrutura por toda a cidade. Esse trabalho também vai ajudar na atualização dos dados do aplicativo ‘Jampa em Mapas’, desenvolvido há dois anos. O processo está 55% concluído e deverá ser finalizado em setembro deste ano.

De acordo com o diretor de geoprocessamento de cadastro da Seplan, Kauê Albuquerque, a Prefeitura realiza esse recadastramento imobiliário a partir de imagens obtidas em voos aéreos. “Esse levantamento possibilitará informações atualizadas e com alta precisão. Isso não poderia ser possível por meio de imagens de satélite, já que as fotografias aéreas possuem características cartográficas que possibilitam seu uso para a medição de áreas e distâncias”, explicou.

Kauê Albuquerque ressaltou que esse recadastramento possibilitará ter uma visão da cidade de uma forma mais ampla e sintonizada com a realidade. “Isso permitirá uma maior eficiência na formulação de políticas públicas, indicadores sociais, implantação de infraestrutura e equipamentos públicos. Além disso, poderemos identificar as construções irregulares ou clandestinas e aumentar a fiscalização”, afirmou.

Jampa em Mapas – O Jampa em Mapas é um sistema de informação que reúne mapas virtuais e dados sobre a organização geográfica da cidade. Ele foi desenvolvido há dois anos para a Prefeitura Municipal de João Pessoa utilizando o software i3geo (Interface Interativa para Internet de Ferramentas de Geoprocessamento). Esse aplicativo é um servidor de mapas baseado em softwares livres, ou seja, não há custo na aquisição das licenças de programas proprietários similares.

Por meio dessa ferramenta, o cidadão pode ter acesso à malha cartográfica e a distribuição espacial da infraestrutura básica do município e, consequentemente, o potencial ou restrições construtivas de cada zona da cidade. O cidadão pode ainda localizar os equipamentos públicos, tais como escolas, Postos de Saúde da Família (PSF), mercados e cemitérios. Agora, não é mais preciso entrar com um processo para obter tais informações.

O principal objetivo do Jampa em Mapas é facilitar o acesso de engenheiros, arquitetos, geógrafos, cartógrafos, estudantes e qualquer pessoa interessada em obter informações sobre a organização geográfica de João Pessoa. O acesso é feito por meio do site da prefeitura (http://www.joaopessoa.pb.gov.br).



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //