Educação

Senai da Paraíba capacitará 300 técnicos no curso de Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado


29/02/2024

Portal WSCOM

Na última segunda-feira, 26, o SENAI da Paraíba, iniciou no Centro de Formação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho, em João Pessoa, a primeira turma do curso de Aperfeiçoamento em Boas Práticas para Melhor Contenção de HCFC-22 em Sistemas de Ar Condicionado do tipo Janela e Mini-Split.

O curso, totalmente gratuito, é realizado no âmbito do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com implementação da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

A aula inaugural, com onze alunos, foi acompanhada pela gerente do Centro, Paulina Rodrigues, e pela consultora e gerente de Projetos da GIZ, Stefanie von Heinemann.

Essa é a primeira turma de um total de 100 profissionais que serão capacitados ainda este ano pela unidade do SENAI em João Pessoa. O curso, com turmas de no máximo 16 alunos/as, tem uma carga horária de 32 horas. Nas aulas, teóricas e práticas, os técnicos/as aprendem a executar as boas práticas de manutenção em sistemas de ar condicionado do tipo mini-split e de janela relacionadas às atividades de instalação, operação e reparo, visando e eliminação de vazamentos e o controle emissões de fluidos refrigerantes, utilizando ferramentas e instrumentos adequados, incluindo equipamentos importados fornecidos pelo programa.

Na Paraíba, serão formados 300 profissionais até 2025, sendo 200 em João Pessoa, e mais 100, em Campina Grande, onde as aulas iniciarão a partir do próximo mês de março, no SENAI da Prata.

O curso, gratuito, está disponível para técnicos e técnicas em refrigeração. Para se inscrever os/as candidatos/as devem ter, no mínimo, 18 anos de idade, e 3 anos de experiência na área de Refrigeração. Também devem ter cursado até o 6º ano do ensino fundamental. No ato da inscrição é necessário apresentar documentos pessoais como RG, CPF e comprovante de residência e de escolaridade.

Sobre o PBH

Este curso, ministrado pelo SENAI-PB, faz parte da Etapa 2 do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), e implementado no âmbito do Protocolo de Montreal sobre substâncias que destroem a Camada de Ozônio. As ações para o setor de serviços, como este curso, são implementadas em todo o país pela agência implementadora bilateral, a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, encarregada pelo Ministério Federal Alemão para Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ), em cooperação com o SENAI-PB.

Informações adicionais podem ser obtidas através dos telefones: (83) 3044-6611/ 98176-4443.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //