Saúde

Senador Vital cobra instalação de centro de terapia celular na Paraíba

Para a Paraíba


21/02/2013



O senador Vital do Rêgo (PMDB) alertou ao governo sobre a necessidade de instalação de um centro de terapia celular no Nordeste, em particular na Paraíba. Em 2012, o Ministério da Saúde anunciou investimentos de R$ 8 milhões para a conclusão de oito unidades. O único da região nordestina fica em Salvador. Para a instalação dos demais, foram escolhidos os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro.

Os centros começaram a ser criados em 2008, quando o ministério instituiu a Rede Nacional de Terapia Celular, constituída por grupos de pesquisas de tratamento de doenças autoimunes, como diabetes, esclerose múltipla e traumatismo de medula. Segundo Vital, a construção dos centros é um avanço extraordinário, mas a iniciativa precisa ser expandida.

O objetivo de acordo com Vital é incentivar a independência tecnológica do país e proporcionar autonomia produtiva numa das áreas mais inovadoras da saúde.

“Com esta ação, o governo poderá ampliar o uso da medicina regenerativa na recuperação de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), em tratamentos como regeneração do coração, movimento das articulações, tratamento da esclerose múltipla. O know how de produção de suas próprias células-tronco, embrionárias e adultas, vai baratear as pesquisas na área e possibilitar a produção em escala para uso comercial”, destacou o senador paraibano.
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.