Política

Senador manifesta preocupação com o aumento da violência na Paraíba

Violência


25/03/2014



O senador Cícero Lucena (PSDB-PB) manifestou preocupação com o aumento da violência na Paraíba. Em sua avaliação, a capital João Pessoa se tornou uma cidade “refém do medo” diante de uma taxa de homicídios que a Organização Mundial da Saúde classifica como “epidêmica”.

Reportagem do Fantástico, da TV Globo, apontou João Pessoa como uma das cidades mais violentas do mundo. “João Pessoa tem uma taxa de homicídios considerada epidêmica pela Organização Mundial da Saúde: são 66 para cada cem mil habitantes, índice acima do parâmetro de dez homicídios por cem mil habitantes”, discursou.

Para Cícero Lucena, o governador Ricardo Coutinho (PSB) fez promessas exageradas em relação à segurança pública e procura transmitir uma visão irreal da situação da Paraíba.

-O governador, que prometeu resolver em seis meses, finge que nada está acontecendo. E, em ano eleitoral, intensifica a publicidade sobre uma Paraíba que existe apenas na tentativa de repetir a mentira para que ela se torne verdade, disse.

O senador ainda ressaltou que, enquanto a violência avança, concursados da Polícia Civil aguardam desde 2008 suas nomeações, além do prometido concurso para a Polícia Militar com 5 mil vagas, mas que agora surge o edital com apenas 600. “Foram 1.162 aprovados no concurso da Polícia Civil, mas, até hoje, apenas 201 foram nomeados, e o concurso vai vencer em junho deste ano. Enquanto João Pessoa aparece como a terceira cidade mais violenta do Brasil, o governador, que prometeu na campanha eleitoral realizar concurso para 5 mil novos policias militares, não realizou. E, no último ano do seu governo, ou seja, neste ano, anunciou edital para apenas 600 vagas”, denunciou.

-Onde estão as câmeras de monitoramento prometidas no guia eleitoral? E o plano de cargo para policiais, pensionistas e inativos da Paraíba? Os pequenos reajustes na área de segurança são apenas para os policiais da ativa em forma de gratificação. Se esse profissional se acidentar no trabalho e por algum motivo ficar inativo ou até mesmo perder a vida em serviço, perde essa gratificação, e o salário é reduzido a menos da metade, lamentou.
Cícero também registrou o avançar do medo em Campina Grande que no mesmo estudo aparece como a 25ª cidade mais violenta do mundo. O parlamentar recordou que disponibilizou sua emenda de bancada como forma de contribuir com projetos de tecnologia na área de segurança pública. “Encaminhei ofício ao governador, que ignorou a emenda, e os recursos foram perdidos. Não foram aplicados”.

Cícero concluiu sugerindo ao governador da Paraíba humildade para reconhecer que sozinho não terá condições de resolver a onda de insegurança que aflige a Paraíba. “Tenha humildade, tenha o sentimento de se preocupar com aqueles que precisam de uma ação meramente, puramente de Estado. Integre-se a ações como as que estão sendo desenvolvidas em Campina Grande, por exemplo. Busque, de forma humilde, parceria com as prefeituras, com o Governo Federal e com a sociedade organizada”, finalizou.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //