Paraíba

Seminário reúne empresas sucroenergéticas em João Pessoa

EM JOÃO PESSOA


18/08/2016



A Paraíba vai estar no centro das discussões do futuro do setor sucroenergético do país. Para marcar o início do ciclo canavieiro 2016/ 2017 na região Nordeste, as maiores empresas e lideranças do setor sucroalcooleiro nacional se reúnem no seminário “O Futuro que Queremos” nesta quinta-feira (18), a partir das 8h, no auditório da Estação Ciência Cabo Branco, em João Pessoa. O evento é organizado pelo Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool do Estado da Paraíba (Sindalcool) em parceria com os Sindicatos da Indústria do Açúcar e do Álcool nos Estados de Pernambuco e Alagoas (Sindaçúcar).

O seminário “O Futuro que Queremos” vai discutir em paineis os principias temas do setor como a política de preço do etanol, a geração de empregos na indústria canavieira, as novas tecnologias, os impactos positivos da cultura da cana para o meio ambiente e os desdobramentos do Acordo do Clima da COP21. Além dos executivos das principais entidades do setor sucroenergético do país, entre eles a União da indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e do Fórum Nacional Sucronergético, o seminário vai trazer ainda os principais especialistas do setor.

SAFRA NORDESTE – Na semana de Abertura da Safra do Nordeste 2016, os produtores vão debater o cenário desejado de sustentação econômica da produção do etanol e temas relacionados ao setor sucroenergético brasileiro e mundial. O seminário “O Futuro Que Queremos” é apontado como sinônimo de união e alinhamento estratégico dos produtores brasileiros de etanol e do açúcar, tendo o objetivo é promover coesão e networking entre os participantes. O principal foco do evento serão as estratégias de valorização do etanol no mercado de combustível nacional assumidas no Acordo do Clima em Paris (COP21), que prevê dobrar a produção do etanol do país dos atuais 27 bilhões para 54 bilhões de litros até 2030.

Na Paraíba, o setor sucroalcooleiro, a principal matriz energética do Estado, fatura em torno de R$ 1 bilhão, gera 44 mil postos de trabalho (diretos e indiretos) em 26 municípios paraibanos e tem forte relevância no PIB agrícola da Paraíba.

A programação do seminário contará com diversas palestras que pretendem fazer um diagnóstico financeiro atual do setor, além de discutir as perspectivas e avaliar as condições do mercado em relação à produtividade e à competitividade.

O presidente Executivo do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba (Sindalcool-PB), Edmundo Barbosa, enfatiza a relevância da discussão que será apresentada no evento. “É preciso que existam políticas públicas na área do etanol para que possamos reduzir a incidência de consumo de combustíveis fósseis (gasolina e diesel). Por outro lado, também queremos reverter essa onda de pessimismo que o setor vem enfrentando com o fechamento de usinas e postos de trabalhos”, destacou.

Nos últimos cinco anos, foram encerrados 81 empresas e 100 mil postos de trabalho. O endividamento do setor cresceu somente em 2015 em torno de 15%, com ausência de previsibilidade e de política de incentivo para o mercado de etanol.

QUEM PARTICIPA DO EVENTO – O Encontro tem por objetivo a reflexão sobre o Setor Sucroenergético no Brasil. O seminário contará com a presença dos dirigentes das entidades representativas das usinas de açúcar, etanol e bioeletricidade que compõem o Fórum Nacional Sucroenergético.

Alguns dos palestrantes confirmados são o do presidente do Fórum Nacional Sucroenergético, André Rocha, e do Presidente da Datagro, Plínio Nastari, uma das maiores autoridades do setor no mundo. Além deles, estarão presentes ainda os empresários e diretores das maiores empresas produtoras de Etanol do Brasil e do Nordeste como as empresas Copersucar, Biosev, Raizen Cosan e da Coruripe.

A programação do evento contará com palestras sobre setores de produção, comércio internacional, bancos, distribuição e revenda de combustíveis, promovendo uma avaliação conjunta do setor sobre o novo ciclo da cana, mercado, regulação e as perspectivas futuras.

INSCRIÇÕES GRATUITAS – As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser realizadas até esta quinta-feira (18) no auditório da Estação Ciência Cabo Branco, em João Pessoa. Os interessados devem preencher o formulário de participação no link: https:/goo.gl/JXRsE9

PROGRAMAÇÃO

Dia 18/08 (quinta-feira)
Seminário “O Futuro que queremos”

8h – Painel 1: “O Futuro que fazemos hoje” – Alexandre Figliolino – Diágnóstico Atual Mediadores: André Rocha, Antônio de Pádua Rodrigues. Produtores: Rui Chammas Biosev, Pedro Mizutani, Alexandre Meirelles;

10h – Painel 2; O Setor Sucroenergético e a Sustentação Econômica – Mediadores: Mário Campos e Elisabeth Farina Produtores: Gilvan Celso Cavalcanti de Morais Sobrinho Miriri S.A., Luiz Roberto Pogeti – Copersucar, Jucelino Oliveira de Souza, Usina Coruripe, Enrico Biancheri – Biosev;

11h30 – Painel 3: Compreendendo melhor o Setor Sucroenergético Mundial – Palestrantes: Plínio Nastari, Renato Cunha, Pedro Robério e Edmundo Barbosa,
SINDALCOOL-Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool do Estado da Paraíba

Local: Estação Cabo Branco
Endereço: Avenida Panorâmica, Altiplano Cabo Branco – João Pessoa (PB)



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //