Economia & Negócios

Seminário Nordestino de Logística/Movimat aborda desafios para o setor

no Nordeste


14/02/2014

Abordar os desafios do futuro para o setor de logística é o objetivo do II Seminário Nordestino de Logística/Movimat, de 25 a 27 de março de 2014, dentro da programação da Movimat-NE (Feira Internacional de Intralogística), no Cone Multimodal. Serão apresentados trabalhos e cases por especialistas brasileiros do setor. A abertura do seminário, no dia 25 de março de 2014, às 16h, terá uma palestra sobre Logística no Brasil – Desafios e Oportunidades com o presidente da Vantini Consultoria, José Geraldo Vantini.

O engenheiro industrial foi o precursor da arte e ciência da logística no país e na América Latina e foi o primeiro presidente da Associação Brasileira da Logística (Aslog). Dentre outros projetos, foi responsável pelo VUC – Veículo Urbano de Carga e o PBR – Palete Padrão Brasileiro, além de planejar e executar soluções de logística para grandes empresas nacionais e internacionais, a exemplo da Petrobrás, Embraer, Vale, Ambev, Gerdau e Camargo Correa.

No mesmo dia, serão realizadas duas palestras técnicas. A primeira, acerca da mobilidade logística, será apresentada pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Maurício Pina, mestre em Engenharia Civil e engenheiro da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), órgão do qual já foi diretor técnico e gerente do Departamento de Planejamento do Sistema. Em seguida, o diretor de Negócios do Grupo ENE e doutorando em Business Ricardo Carreira, do Maranhão, traz ao público a discussão “Transporte, Armazenagem e Distribuição: um Nordeste de oportunidades”.

Entre suas publicações, está o livro “Administração: Uma Visão Pragmática” (2012), do qual foi organizador e coautor. 

O segundo dia do Seminário Nordestino de Logística/Movimat, 26 de março de 2014, uma quarta-feira, iniciará com a apresentação “Falando de serviços logísticos”, assinada pelo consultor, pesquisador e conferencista internacional Kleber Nóbrega, do estado do Rio Grande do Norte. Nóbrega é doutor em Engenharia de Produção pela POLI-
USP (Escola Politécnica da USP) e professor de gestão empresarial, enfocando temas como serviços, gestão estratégica, gestão da qualidade. O evento começa às 16h. Logo após, seguem-se os palestrantes técnicos Felipe Trigueiro (PE) e Lupércio Vieira (PE), abordando respectivamente os temas “Gestão de Centros de Distribuição” e “Como melhorar a eficiência nos processos de movimentação e armazenagem de materiais”. Trigueiro é executivo, possui MBA em Logística Empresarial e ocupa o cargo de General Manager Logistics na Eletro Shopping (Máquina de Vendas). Vieira é economista e consultor pela Universidade Estadual Paulista, com experiência de 19 anos na área de logística em empresas dos setores de alimentos, bebidas e farmacêutico.

Por fim, no terceiro e último dia do seminário, a palestra magna sobre Logística Reversa contará com o mestre Paulo Roberto Leite (SP), presidente da Associação Brasileira de Logística Reversa. O engenheiro industrial tem mais de 27 anos em cargos executivos no Brasil e no exterior, com passagem pela empresa Rhodia S.A., do grupo francês Rhône Poulenc. Leite assina o capítulo “Politica Nacional, Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos” da obra “Logística Reversa na Atualidade”.

Das 18h às 19h, o público especializado irá acompanhar a apresentação “Indicadores Logísticos em Armazenagem e Movimentação de Materiais”, por Marcilio Cunha (PE), atual diretor da MC Log Projetos de Engenharia e Consultoria Ltda; e das 19h às 20h, “Qualidade nos Serviços de Logistica- Como Aumentar a competitividade”, por  Fernando Trigueiro (PE), presidente da ANELOG e diretor da Focus-Trigueiro Consultoria & Treinamento.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.