Paraíba

Semana de atividades marca o Dia do Ouvidor

Dia do Ouvidor


11/03/2013



 Entre os dias 12 e 15 de março, em alusão ao Dia do Ouvidor, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Ouvidoria, realiza uma semana de atividades comemorativas e informativas. Na programação, inauguração do prédio da Ouvidoria Setorial da Saúde, encontro com ouvidores na Estação Cabo Branco – Ciência Cultura e Artes e entrega de material informativo à população no Parque Sólon de Lucena.

A solenidade de abertura ocorre nesta terça-feira (12) no auditório da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), a partir das 16h, com a participação de vereadores da Capital. Na quarta-feira (13), uma equipe da Ouvidoria Municipal fará uma entrega de material informativo no Parque Sólon de Lucena, no Centro, esclarecendo à população como recorrer ao serviço. A atividade terá início às 9h e segue durante toda a manhã.

Já na quinta-feira (14), será realizada a inauguração do prédio da Ouvidoria Setorial da Saúde, localizada na Avenida Epitácio Pessoa. De acordo com ouvidor geral do município, Antônio Jácome, a Ouvidoria da Saúde funciona desde 2005, mas ano passado as instalações foram ampliadas para melhor acomodar os serviços. Ele afirma que a inauguração servirá para a população ter maior conhecimento e acesso ao órgão.

Encerrando as atividades, a PMJP promove o Encontro com os correspondentes e ouvidores do Fórum Paraibano de Ouvidorias (Fopo). O evento acontecerá na sexta-feira (15), a partir das 9h, no auditório da Estação Cabo Branco. Na ocasião haverá uma palestra ministrada por Antônio Jácome com o tema ‘A Importância da Ouvidoria no Controle Social’.

Para Jácome, a semana comemorativa é um momento de tornar a Ouvidoria mais conhecida por parte da população e de ampliar os espaços dentro da gestão pública, onde há muita demanda a ser encaminhada aos setores. “Estamos buscando fazer o que o prefeito Luciano Cartaxo pediu, dando respostas mais céleres à população. Precisamos fortalecer esse instrumento de diálogo com a sociedade para tratar das denúncias, reclamações e sugestões de modo a atender às necessidades do cidadão”, disse.

Dia do Ouvidor

O Dia do Ouvidor é comemorado nacionalmente em 16 de março. Essa data é uma homenagem á criação da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO) no ano de 2005.

Ouvidoria Municipal

A Ouvidoria Municipal é um órgão da PMJP que tem a atribuição de receber, tratar e acompanhar até a resolução final as demandas provenientes da população e também dos servidores do Governo Municipal. Todo o registro da demanda é realizado de forma sigilosa e os órgãos municipais têm um prazo de 10 a 30 dias para encaminhar suas respostas ao demandante.

A população pode acionar a Ouvidoria pela internet, acessando o link da Prefeitura de João Pessoa, no endereço www.joaopessoa.pb.gov.br, ou através do e-mail ouvidoria@joaopessoa.pb.gov.br; pessoalmente no Paço Municipal, Ouvidoria da Saúde (Epitácio Pessoa) ou Ouvidoria da Educação (Centro Administrativo Municipal); ou por meio de carta para o endereço – Ouvidoria Municipal de João Pessoa – Paço Municipal, Praça Pedro Américo, 70, Centro, CEP: 58010-970 – João Pessoa – PB. O telefone para contato é 3218-6167.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //