Futebol

Seleção feminina conquista a Copa América; Pia se torna primeira técnica a vencer o torneio

Esta foi a oitava vez em nove edições que o Brasil levantou a taça.


31/07/2022

As atletas da seleção brasileira jogam para o alto a treinadora Pia Sundhage (Foto: Raul Arboleda/AFP)

Extra



O favoritismo se impôs. A seleção brasileira de futebol feminino levou a melhor sobre as donas da casa e conquistou a Copa América disputada na Colômbia, confirmando sua hegemonia no continente. Foi uma vitória magra, pelo placar mínimo de 1 a 0, que serve para trazer confiança ao processo de renovação que vem sendo feito por Pia Sundhage, a primeira mulher a conquistar a competição como técnica.

“Sabíamos que seria um jogo difícil, porque a Colômbia estava diante de sua torcida e tem uma grande equipe. Mas viemos focadas”, comentou a lateral Antônia. “É um trabalho sendo feito e coroado. São muitos e muitos anos, e temos que trabalhar para manter essa história viva.”

Apesar da conquista da taça, foi uma das piores atuações da seleção brasileira no torneio. Em parte pela perda de Angelina logo no começo do jogo (e a entrada de Duda, que não atuou bem), o que deixou o meio-campo sem fluidez. Mas também pela postura das colombianas, que abusaram das faltas. Numa delas, pênalti sobre Debinha, que converteu com eficiência.

De toda forma, foi uma conquista soberana. As brasileiras encerraram sua participação com 18 gols marcados e nenhum sofrido.

Esta foi a oitava vez em nove edições que o Brasil levantou a taça. Além do título, deixa a Colômbia classificada para o Mundial da Austrália e da Nova Zelândia, no ano que vem, e para os Jogos de Paris-2024.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //