Sociedade

Secretário João Alves lança livro Mulheres que fazem acontecer no sistema penitenciário da Paraíba


21/05/2024

Da Redação

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap-PB) lançou nesta terça-feira (21) o livro Mulheres que Fazem Acontecer no Sistema Penitenciário da Paraíba. Com 312 páginas, a obra contém relatos de experiência, artigos científicos, crônicas e poemas de 33 mulheres que trabalham nas nossas prisões. São 16 policiais penais e 17 professoras e profissionais da Saúde, do Direito, da Assistência Social e da Comunicação.

Eu discurso o secretário João Alves de Albuquerque parabenizou as autoras pela iniciativa e destacou que é fundamental a produção literária sobre o sistema prisional. Na ocasião, o gestor evidenciou que a Escola de Gestão Penitenciária passará a cuidar das futuras obras, um processo que edificará a futura biblioteca do sistema penitenciário.

O lançamento aconteceu no auditório da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (CINEP), com público de cerca de 100 pessoas.

Ainda participaram do lançamento o secretário executivo da Seap-PB, João Paulo Barros, o diretor de desenvolvimento econômico da CINEP, Rui Bezerra Cavalvanti, Marielza Rodriguez, coordenadora do Programa do Artesanato Paraibano, Carla Alencar – Associação Paraibana de Imprensa, Ronaldo Porfírio, gerente da Gesipe, João Rosas, gerente de Ressocialização, Bispo Miguel, vice-presidente do Conselho da Comunidade, Ringson Toledo, gestor do Escritório Social, Mazukyevicz Nascimento, diretor da Escola de Gestão Penitenciária, além das autoras do livro, diretores e diretoras de unidades prisionais, familiares que foram  prestigiar o lançamento.

O evento foi aberto com a apresentação da Orquestra de Câmara de Mulheres – Prima – Programa de Inclusão Através da Música. Formado por Mirna Hipólito, Joyce Katilly, Joyce Santana, Mayara Brito e Elma Virgínia. O Prima é um programa do Governo da Paraíba por meio das Secretarias da Cultura e da Educação.

O livro tem como idealizador e editor, o jornalista e policial penal Josélio Carneiro, que já produziu 13 obras literárias,  sobretudo no campo da memória. São organizadores da obra os policiais penais Mazukyevicz Silva a assistente social Cizia Romeu e Josélio. O prefácio da edição é de Nayhara Hellena Pereira Andrade e a apresentação é assinada pelo diretor da Escola de Gestão Penitenciária. Coube à jornalista e radialista Josy Gomes Murta, repórter da Ascom/Seap, a revisão dos textos.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.