Saúde

Secretário diz que vacinação pode avançar para 22+ na sexta (13) e alerta que cuidados continuam: “Mesmo vacinado, não dá pra relaxar”

Fábio Rocha falou da necessidade de se manter os cuidados, utilizar a máscara e principalmente, da aceitação e busca por vacinas nos postos de imunização.


11/08/2021

Fábio Rocha, secretário de Saúde de João Pessoa. (Imagem: Reprodução)

Da redação/Portal WSCOM



O secretário de Saúde de João Pessoa, Fábio Rocha, falou nesta quarta-feira (11) sobre o plano de vacinação e o arrefecimento da pandemia da covid-19 na Paraíba e na capital, e apelou para que a população se conscientize da necessidade de se manter os cuidados, utilizar a máscara e principalmente, da aceitação e busca por vacinas nos postos de imunização.

Segundo Fábio Rocha, a gestão municipal espera continuar contando com a conscientização da população no sentido de aceitar a vacina e perceber que esta é a saída para que a pandemia chegue ao fim, e orientou as pessoas a retornarem aos pontos de vacinação para receber a segunda dose.

O secretário orientou que as pessoas de grupos anteriores que não conseguiram agendar no site e no aplicativo devem procurar os postos de vacinação que serão imunizados. “Quando se atinge a meta pode haver essa dificuldade. Mas as pessoas que não conseguiram, elas podem procurar os postos de vacinação e dizer que não conseguiram, basta que procurem os postos de vacinação. Diga que veio se vacinar, sem precisar do agendamento e explicar a situação que será resolvido”, declarou em entrevista a rádio Arapuan FM na tarde desta quarta-feira (11).

De acordo com Fábio Rocha, ninguém será obrigado a se vacinar, porém ressaltou que aqueles que optam por não se imunizar colocam não apenas as suas vidas, mas a de seus familiares em risco.

“Não vamos obrigar ninguém a se vacinar, mas espero contar com a conscientização e a responsabilidade e todos porque se não tomarem a vacina quem vai sofrer sãos familiares que podem perder um ente querido e o sistema público de saúde com a ocupação de mais um leito hospitalar”, argumentou.

 O secretário foi enfático ao falar sobre atual momento da pandemia e afirmou que, apesar do arrefecimento dos casos, e no avanço da imunização, ainda não é possível relaxar nos cuidados e muito menos deixar de se utilizar as máscaras de proteção individual.

“Mesmo vacinado, não dá para relaxar. Você se reinfectar, é uma certeza. Você se complicar,  é uma dúvida. Você tem uma chance maior de não se complicar, se você estiver com a sua vacinação em dia. Não relaxar é importante, e não relaxar é não aglomerar. (…) Temos que pensar no novo normal, e não no normal que tínhamos antes da pandemia.”, disse o gestor de saúde.

Ainda durante a entrevista, o auxiliar do prefeito Cícero Lucena confirmou que a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é de que até o final desse mês seja concluído o processo de vacinação a partir dos 18 anos para que sejam criados novos grupos de vacinação, e que a SMS prevê imunizar as pessoas com 22+ já na próxima sexta-feira (13).

“São as vacinas chegando e a gente vacinando. Essa e a determinação do prefeito Cícero Lucena”, declarou.

De acordo os dados do último boletim da Secretaria de Saúde, João Pessoa já registra 665.706 doses aplicadas, sendo 458.290 com a primeira dose aplicada, 194.865 com a segunda dose e 12.551com doses únicas aplicadas. Totalizando 701.846 doses recebidas até essa quarta-feira (11).

 

https://wscom.com.br/secretario-diz-que-vacinacao-pode-avancar-para-22-na-sexta-13-e-alerta-que-cuidados-continuam-mesmo-vacinado-nao-da-pra-relaxar/



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.