Paraíba

Secretário de Turismo explica importância de preservação do Centro Histórico

FERNANDO MILANEZ


13/11/2016

O secretário de Turismo do município de João Pessoa, Fernando Milanez, escreveu, neste domingo (13), um texto no qual enfatiza a importância do investimento governamental e de políticas públicas que valorizem o acervo arquitetônico das cidades – em especial uma cidade com a história de João Pessoa, sendo a 3ª fundação mais velha do Brasil.

Segundo Milanez, quando se escuta falar em indústria do turismo no Nordeste, se pensa especialmente nas belezas naturais de um local. Porém, ele ressalta que turismo não é feito apenas com as belezas naturais de uma cidade. Nesse contexto, explana a importância da preservação do Centro Histórico e as ações realizadas pela gestão municipal nesse sentido.

Tal debate retoma fôlego no último mês com a iminente mudança da Assembleia Legislativa da Paraíba, saindo do Centro para ir à Av. Epitácio Pessoa, decisão controversa que divide opiniões. Tanto o secretário, como o prefeito Luciano Cartaxo já manifestaram sua posição contrária à mudança, acreditando em um esvaziamento e descaracterização do Centro Histórico.

Confira:

Há tempos que ouvimos falar na “indústria do turismo” e o que ela representa para o desenvolvimento do País, especialmente no Nordeste, um pedaço do Brasil abençoado pela natureza.

Mas é preciso enfatizar que não se faz turismo apenas com as belezas naturais de uma região. O turismo depende cada vez mais de planejamento, iniciativa e profissionalismo para que possa funcionar como “indústria”.

E é exatamente isso que está acontecendo atualmente na cidade de João Pessoa, na gestão de Luciano Cartaxo, um prefeito preocupado com a preservação do nosso Centro Histórico, sem perder de vista as iniciativas voltadas para o futuro.

A revitalização da Lagoa, da Praça João Pessoa, do Conventinho, da Praça da Independência, do Hotel Globo, dentre tantas obras já realizadas pela PMJP, são a comprovação de que, hoje, estamos conseguindo sair da inércia. Não por acaso, Cartaxo foi consagrado com uma estupenda votação que garantiu sua reeleição no primeiro turno.

Destaque-se também o trabalho da Primeira Dama Maisa Cartaxo com a valorização do nosso artesanato, bem como o legado deixado pelo secretário Milanez Neto à frente da Copac. Tudo isso está sendo importante para resgatar os valores e a história da cidade de João Pessoa, a terceira capital mais antiga do Brasil.

Amparada por essas iniciativas, a SETUR está fazendo a parte dela e atuando em âmbito nacional para dar cada vez mais visibilidade à nossa cultura.

Recentemente estivemos em Brasília com o ministro Gilberto Kassab, oportunidade em que apresentamos-lhes um belíssimo folder com essa nova realidade do turismo paraibano.

Contamos na capital da República com a prestimosa ajuda do senador Raimundo Lira e do diretor da Embratur Gilson Lira.

O prefeito Luciano Cartaxo é um entusiasta dessas ações e, por iniciativa dele, voltaremos a Brasília dia 22 deste mês para um encontro com o ministro Marx Beltrão, do Turismo. Antes disso, apresentaremos ao prefeito o site da secretaria, outra ferramenta primordial para prosseguir avançando.

E o trabalho não para. Agora estamos ajustando detalhes para uma novidade: o Circuito Religioso, a abençoada Procissão da Penha que tem potencial para tornar-se um dos maiores eventos religiosos do País.

Dados recentes do Amadeus Cars Fórum indicam que o Brasil é um dos mercados que mais cresce globalmente na chamada “indústria do turismo”. E a Paraíba não pode deixar passar essa oportunidade para crescer junto com o nosso País.
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //