Turismo
Sebrae planeja criar 44 novos roteiros na Paraíba em 2025
20/02/2025

O potencial turístico paraibano pode ser ampliado nos próximos meses. Neste cenário, o Sebrae/PB planeja criar 44 novos roteiros turísticos no estado. O anúncio foi feito pela gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB, Regina Amorim, durante o 2° Fórum de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo da Paraíba (Fomtur PB), nesta quinta-feira (20), em Campina Grande. O Sebrae lançará em março um novo edital do projeto Agentes de Roteiros Turísticos (ART) para iniciar os trabalhos de criação dos roteiros. O Fomtur PB ainda teve a palestra da coordenadora de Serviços e Economias do Futuro do Sebrae Nacional, Ana Clévia Guerreiro.
Ana Clévia foi a primeira palestrante do Fomtur e parabenizou a Paraíba pela forma como trabalha o turismo. “Eu vejo o turismo na Paraíba fincado em eixos muito sólidos. Vejo um desenvolvimento realmente sustentável, onde há um trabalho, onde a comunidade é beneficiada, ela é partícipe, ela atua. E ela se beneficia dos resultados do turismo”, falou.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Durante a palestra, a coordenadora do Sebrae Nacional disse que uma das metas do turismo é continuar o desenvolvimento sustentável. “Desenvolvimento não se mede só pelo fluxo de turistas, pela quantidade de pessoas que visitam o destino, mas pelo gasto médio de tempo de permanência no local. E, principalmente, o que gera de benefício para a comunidade. Aquilo que é autêntico do paraibano na sua cultura, é a sua identidade, a sua gastronomia. A Paraíba está de parabéns. Eu acredito no turismo da Paraíba”, enfatizou.
Já a gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB, Regina Amorim, fez um explanativo dos desafios a serem enfrentados, principalmente do comprometimento do poder público municipal, resultados do projeto em 2024 e expectativas do turismo 2025. Atingir 44 novos roteiros neste ano é uma das metas, a outra é selecionar novos Agentes de Roteiros Turísticos (ART), que são 12 e passarão a ser 21. A Paraíba ganhou 25 roteiros criados ou renovados no ano passado, com o ART.
Regina Amorim ressaltou a importância da sustentabilidade e da identidade cultural de cada lugar para um público de gestores públicos de várias cidades da Paraíba, que lotou o teatro do Sesc Centro. “Eu espero que cada um de vocês que estão como dirigentes municipais de turismo enxerguem a cultura do lugar, porque ela faz toda a diferença de qualquer produto turístico, de qualquer experiência turística em qualquer cidade”, concluiu.
O 2° Fomtur PB continua nesta sexta-feira (21) com a reunião dos presidentes da Instância de Governança Regional (IGR) com representantes da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETDE) e oficinas, incluindo a do Mapa do Turismo, do Governo Federal. O Mapa é um instrumento do Ministério do Turismo no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas e, em 2024, a Paraíba inseriu 70 municípios.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.