Saúde

Saúde de JP ouve demandas de médicos e residentes e se compromete em fortalecer rede SUS da capital

A reunião teve como objetivo debater pontos acerca do funcionamento e atendimento prestado nas USFs da Atenção Primária em Saúde e sobre o programa de Residência Médica em Saúde e Comunidade


22/07/2021

(Foto: Divulgação/Secom-JP)

Portal WSCOM

A Secretaria de Saúde de João Pessoa recebeu, na manhã desta quinta-feira (22), representantes do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB), Sindicato dos Médicos da Paraíba e representantes do programa Residentes de Medicina e Comunidade que atuam na rede municipal de saúde. Estavam presentes o secretário municipal de Saúde, Fábio Rocha, a secretária executiva, Rossana Sá, e outros gestores da rede municipal.

A reunião teve como objetivo debater pontos acerca do funcionamento e atendimento prestado nas Unidades de Saúde da Família (USF) da Atenção Primária em Saúde e sobre o programa de Residência Médica em Saúde e Comunidade ofertada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, que tem como campo de atuação as USFs.

Durante a reunião a Secretaria colocou os profissionais a par do cronograma da aquisição de insumos, detalhou que algumas demandas da categoria já estavam atendidas, outras parcialmente, e as demais estão a caminho de serem resolvidas.

“Recebemos hoje os residentes que atuam em nossas unidades de saúde, mas lamentamos a reunião ter acontecido após paralisação e protesto sem ter sido buscado um diálogo prévio com nós gestores da pasta, principalmente, porque todos os pontos elencados pelos estudantes já eram de nosso conhecimento e com medidas já tomadas para reparar a situação, com processos administrativos ora empenhados, ora contratados, ora iniciados e até contratos finalizados”, destaca a secretária executiva e médica Rossana Sá.

 

 

Ao fim da reunião, os gestores comprometeram-se, novamente, com os Residentes para a realização de reuniões constantes entre as partes, sendo instalada uma Mesa Permanente de Diálogo. “Nosso objetivo é que juntos possamos construir uma melhor rede SUS para João Pessoa e também ofertar a melhor educação dentro do programa de Residências aos médicos que escolheram nossos serviços como campo de atuação”, concluiu a secretária.

Dentro dos compromissos da Mesa Permanente de Diálogo uma nova reunião já está agendada para o dia 12 de agosto, no turno da tarde.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //