Policial

Sargento da PM é um dos alvos de operação da PF contra fraude em concurso da UFPB; ponto eletrônico é apreendido


06/02/2023

Portal WSCOM



 

 

Um sargento da Polícia Militar da Paraíba é um dos alvos de operação da Polícia Federal, deflagrada nesta segunda-feira (6), contra fraude concurso da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizado ontem.

A PF cumpriu mandado de busca e apreensão em um endereço do sargento.

Ele é lotado no 1º Batalhão da Polícia Militar. A corporação participou da operação.

A participação do PM será apurada pela Corregedoria da Polícia Militar da Paraíba.

“Além da investigação da Polícia Federal, será apurada também em um processo administrativo disciplinar, que paralelamente vai analisar os fatos em toda sua extensão”, disse em nota.

 Ponto eletrônico apreendido

Um equipamento de ponto eletrônico foi apreendido pela Polícia Federal durante a operação. Os presos utilizaram-se de pontos eletrônicos para receber as respostas das questões do exame.

Em nota, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), banca organizadora responsável pelo certame, esclareceu que possuía ciência da operação e que cooperou com a PF nos últimos dias.

Leia nota do IBFC:

A respeito da operação deflagrada na manhã desta segunda-feira (6), contra suspeitos de tentativa de fraude no concurso da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizado no último domingo (5), a banca organizadora responsável pelo certame, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), esclarece que possuía ciência do trabalho que estava sendo realizado e que, inclusive, cooperou com a Polícia Federal (PF) durante os últimos dias.

– Uma vez ciente das denúncias relatadas, o IBFC trocou informações com o delegado responsável pela operação nos dias que antecederam a aplicação das provas, colaborando ativamente para que os suspeitos fossem identificados;

– Através do acesso a lista de candidatos inscritos, solicitado pela PF e fornecido pelo IBFC, foi viabilizado o cruzamento das informações de inteligência e, a partir dessa cooperação, a PF estruturou uma operação durante a aplicação do concurso que contou com o total apoio do IBFC para acesso aos locais de provas, bem como demais informações necessárias;

– Agentes da PF que participaram da operação foram alocados como fiscais nos locais de aplicação das provas, o que facilitou o trabalho realizado e garantiu não somente o sucesso da operação, mas também a segurança do certame. Com os suspeitos devidamente identificados e presos, as tentativas de fraudes foram estancadas e a lisura do processo preservada, de modo que o concurso segue agora o seu curso normal;

– Por fim, o IBFC reafirma sua responsabilidade e compromisso em garantir uma concorrência ampla e justa aos candidatos, bem como informa que segue sempre disposto a colaborar com ações que contribuam com a segurança dos certames que realiza, atuando de maneira cooperativa com as autoridades competentes e preservando a lisura de todos os seus processos.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.