menu

Cursos e Eventos

27/11/2013


Sarau lembra o Dia da Consciência Negra

Evento

 Ainda lembrando o Dia da Consciência Negra, nesta quarta-feira, 27, a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, promove, às 19h, o Varal Poético “Brasilerança – Nossas Origens”. O evento é uma homenagem às raízes culturais africanas impregnadas na nossa música e arte, e será no Terraço da Torre Mirante, com entrada gratuita.

Esta edição contará com participações do mestre de capoeira Mazinho e do grupo percussivo Xibalua. Os alunos do Núcleo de Artes Cênicas da Estação vão encenar um esquete dirigido pelo professor Flávio Melo. Já os do curso de Afrodança, da arte-educadora Nyldete Xavier, realizarão apresentação de encerramento das aulas.

“Comemorar o mês da Consciência Negra é repudiar velhos preconceitos. Quando abandonarmos as resistências e aceitarmos de fato as diferenças, vamos tornar o mundo mais justo para todos”, defende a coordenadora do projeto, Maria Hawley.

A proposta do Varal Poético é propor um encontro mensal em que a literatura seja expressa das suas mais diversas formas: declamada, escrita e encenada.

Varal Poético

“Varal Poético” é um trocadilho entre a palavra “sarau” e o local onde trechos das obras dos artistas convidados ficam expostos antes de serem recolhidos pelo público para a declamação. A proposta é incentivar as várias interpretações da palavra num clima de descontração. Cada pessoa se dirige ao varal, escolhe as estrofes que mais lhe agradam e as declama segundo a sua interpretação.

Pelo projeto já passaram de cantores e poetas a atores, como a cantora Cátia de França, a dupla Os Nonatos, o crítico musical Ricardo Anísio, a poetisa e militante feminista Vitória Lima e o ator Marco di Aurélio. Todos foram garantia de noites cheias na Estação Cabo Branco e Estação das Artes.

Serviço:

Varal Poético “Brasilerança – Nossas Origens”
Quando: quarta-feira (27)
Local: Terraço da Torre Mirante da Estação Cabo Branco
Hora: 19h
Informações: 3214-8303/8270
Contato: Maria Hawley, assessora técnica (8719-9730)
Entrada gratuita