Educação

Sarau do Museu Assis Chateaubriand da UEPB homenageia poetas campinenses

Poetas Campinenses


20/05/2014



No dia 11 de outubro de 2014, Campina Grande vai completar 150 anos de emancipação política, mas as celebrações de aniversário da Rainha da Borborema já começaram. É que o Museu Assis Chateaubriand (MAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) resolveu antecipar as comemorações durante o já tradicional Sarau da Instituição. O evento ocorre no MAC, nesta quinta-feira (22), a partir das 19h30, com entrada gratuita e, na oportunidade, será realizado um recital denominado “Sesquicentenário – Poetas Campinenses”, com o objetivo de homenagear os responsáveis pela primorosa produção poética local de outrora e dos dias atuais.

Sob a curadoria do escritor e historiador Bruno Gaudêncio, será apresentado um painel sobre a história da criação poética em Campina Grande, destacando os principais autores, bem como as obras e os contextos. Poetas, cantores e atores recitarão obras de alguns dos poetas campinenses que serão homenageados, a exemplo de Mauro Luna, Anésio Leão, Felix Araújo, Raymundo Asfora, José Antônio Assunção, Bráulio Tavares, Jackson Agra, Figueiredo Agra, José Alves Sobrinho, entre outros.

“Sesquicentenário – Poetas Campinenses” contará com a participação de Cris Leandro, Andreza de Morais, Guilherme Gaião, Adília Uchôa e Saulo Queiroz. Estudantes do Espaço Educacional Carmela Veloso também integrarão a iniciativa com a declamação do poema Habeas Pinho, de Ronaldo Cunha Lima, por alunos surdos da 1ª série do Ensino Médio.

Além disso, haverá a exibição de um coral, oriundo do Ensino Fundamental da Escola, cantando a música Bodocongó (de autoria de Humberto Teixeira e Cícero Nunes) e a canção Alô Campina Grande – composta por Severino Ramos – será interpretada por professores, ao som de voz e violão. Na programação ainda constam exposição do Projeto Recorte Histórico, que homenageia os patronos das ruas de Campina Grande, e degustação de doces regionais.

De acordo com a coordenadora de Cultura do MAC, Fidélia Cassandra, a importância do evento reside principalmente em mostrar, para as novas gerações, poetas de talento, mas que ainda são desconhecidos do grande público. "Através desse recital, esperamos estimular as pessoas a conhecer sua própria história. Nosso desejo é que ao trazer esses grandes nomes da nossa poesia à tona, possamos colaborar para que sejam cada dia mais divulgados", destacou.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.