Paraíba

Sanny Japiassú e Marcello Terto recebem títulos de Cidadania Pessoense na quinta

Honraria


01/12/2015

A presidente da Associação dos Procuradores do Estado da Paraíba (Aspas), Sanny Japiassú e o presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF (Anape), Marcello Terto e Silva, serão homenageados pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) com a outorga de títulos de Cidadão Pessoense e da Medalha Cidade de João Pessoa. A propositura é do vereador Fernando Milanez (PMDB). A entrega simbólica das duas honrarias ocorrerá na próxima quinta-feira (3), às 19h, durante a Festa de Confraternização da Aspas, na Porto Pinheiro Recepções, localizada na avenida Argemiro de Figueiredo, no bairro do Bessa.

De acordo com o vereador Fernando Milanez, a concessão das duas mais importantes honrarias concedidas pelo Poder Legislativo municipal se dará “pelos extraordinários valores e relevantes serviços prestados por Sanny Japiassú e por Marcello Terto e Silva à cidade de João Pessoa”.

“A procuradora Sanny Japiassú é uma pessoa que dispensa apresentação, bastante conhecida em nossa Capital, mora e constituiu família aqui, cresceu profissionalmente em João Pessoa. Uma pessoa que nasceu em Campina Grande, mas que tem décadas de serviços prestados a nossa Cidade. Já o procurador Marcello Terto, é piauiense de nascimento, tem um nome forte na Região Centro-Oeste, mas uma figura sempre presente em João Pessoa, defendendo a valorização dos procuradores e de tantos pessoenses que ocupam funções na área de Advocacia Pública”, justificou Milanez.

Sanny Japiassú afirmou que o recebimento da honraria representa o coroamento de uma vida pessoal e de muito trabalho realizado nessa cidade. “Sinto-me honrada em receber estas homenagens do Poder Legislativo municipal. São exatos 32 anos vivendo em João Pessoa, uma vida dentro desta cidade que me acolheu tão bem, onde fiz tantos amigos e criei meus filhos. Uma alegria poder agora, por direito, definitivamente tornar-me cidadã pessoense”, comentou.

O procurador Marcello Terto também ressaltou a honra em receber dos amigos pessoenses o título de concidadão. “A capital paraibana se destaca pelas belezas naturais e pela cordialidade dos seus habitantes. Palco de várias lutas dos procuradores do Estado, e morada de grandes amigos. Recebo a honraria em nome de todos os procuradores dos Estados e do DF, que sempre se mobilizaram em defesa das causas republicanas que conduzem a nossa atuação. Por João Pessoa, pela Paraíba e pelo Brasil continuaremos na batalha que nos tornou cidadão pessoense. Obrigado, João Pessoa!”, disse.

SOBRE OS HOMENAGEADOS

Sanny Japiassú – Nasceu em Campina Grande. É graduada em Direito (1981), pela antiga Universidade Regional do Nordeste (URNe) – hoje Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) -, e em Ciências Sociais (1983), pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); pós-graduada em Processo Civil pela Universidade Cândido Mendes; é membro de carreira da Procuradoria do Estado da Paraíba (PGE-PB), onde ocupou várias funções, a exemplo da Gerência da Procuradoria Judicial e Chefia do 2º Núcleo Regional da PGE, em Guarabira; é presidente reeleita da Associação dos Procuradores de Estado da Paraíba (Aspas).

A homenageada também já ocupou outras funções no funcionalismo público. Foi diretora de Marketing da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur); assessoria especial do Gabinete do Governador do Estado; coordenadora da Unidade Superior de Administração do Projeto Nordeste da Paraíba – PAPP – Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural; assessora jurídica e educacional da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag); e Chefe da Assessoria Especial para Assuntos Externos da Prefeitura Municipal de Campina Grande.

Marcello Terto e Silva – É natural de Teresina (PI), mas mora e trabalha em Goiânia (GO) há vários anos. Graduou-se em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB), no ano de 2000; tem pós-graduação em “Ordem Jurídica e Ministério Público”, pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (FESMPDFT); em “Direito Administrativo Contemporâneo”, pelo Instituto de Direito Administrativo de Goiás; em “Direito Civil e Processual Civil”, pelo Grupo Atame; e em “Advocacia Pública”, pelo Instituto para Desenvolvimento Democrático (IDD).

Terto tem vasta experiência em funções públicas. Ainda estudante de Direito, foi aprovado em primeiro lugar no concurso público para técnico administrativo da Procuradoria Geral da República (PGR); foi assessor do Subprocurador-Geral da República, Roberto Casali; auditor e vice-presidente do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) de Goiás; membro de carreira da Procuradoria Geral do Estado de Goiás (PGE-GO); presidente por dois mandatos da Associação dos Procuradores do Estado de Goiás (APEG); presidente reeleito da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF (Anape). Este ano foi escolhido conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pelo Estado de Goiás.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //