Saúde

Samu realiza 30 mil atendimentos na região metropolitana de João Pessoa em 2013


25/01/2014

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu – 192) Regional João Pessoa recebeu mais de 160 mil chamadas em 2013. Destas, 30 mil geraram atendimento, mais de 80 mil foram trotes e o restante foi de orientação médica ao telefone. Dos atendimentos gerados, mais de 60% estavam relacionados a acidentes de trânsito. A coordenadora geral do Samu-192, Nicole Debbaudt, ressaltou que os números de chamadascresceram desde que o Samu renovou o sistema de informatização, possibilitando a ampliação do atendimento para a região metropolitana, que envolve os municípios de Bayeux, Conde, Santa Rita, Cabedelo e João Pessoa.

“São aproximadamente 1,8 milhão de habitantes atendidos pelo Samu metropolitano. Antes da mudança do sistema, a média de ligações era sete mil por mês. Após a ampliação, em outubro de 2013, essa média passou a ser superior a 42 mil”, destacou Nicole.

A coordenadora explicou que os cerca de 30 mil atendimentos com o envio de veículos tiveram um tempo médio de duração de 37 minutos, estimado pela média do intervalo de tempo registrado entre o atendimento da chamada e a comunicação à base da chegada da equipe ao local da ocorrência.

Além dos acidentes de trânsito, que foram responsáveis por 60,8% dos casos, as quedas também apresentaram grande porcentagem dos atendimentos (19,1%), seguidas de agressões físicas (6%). Entre os acidentes de trânsito, os que envolvem motos representam 76%. “A maioria dos pacientes são levados a unidades hospitalares e sãohomens com idade entre 20 e 35 anos”, informou.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //