Esporte

Samir Xaud assume a presidência da CBF; Paraibana Michelle Ramalho é a primeira mulher vice

Uma nova era se inicia na Confederação Brasileira de Futebol com a eleição de Samir Xaud, marcando um momento de renovação. Ao seu lado, Michelle Ramalho quebra barreiras e se torna a primeira mulher a ocupar um cargo de vice-presidência na entidade.


25/05/2025

Samir Xaud eleito presidente da CBF - Foto: Divulgação/CBF

Redação WSCOM



A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tem um novo comando. Em uma eleição que promete marcar a história da entidade, Samir Xaud foi eleito o novo presidente, assumindo as rédeas do futebol nacional, junto a oito vice-presidentes para o quadriênio 2025-2029, confira a lista ao final completa dos eleitos ao final. A eleição, que gerou grande expectativa e controvérsias  nos bastidores esportivos, culminou na vitória de Xaud, que agora terá a missão de liderar a principal instituição do futebol brasileiro.

O pleito ocorreu na sede da entidade, no Rio de Janeiro (RJ), neste domingo (25), a chapa recebeu 103 votos dentre os 46 eleitores presentes, conforme comunicado.

O pleito, no entanto, teve um destaque também pela eleição de Michelle Ramalho, da Paraíba, para o um dos cargos de vice-presidente, e faz história ao se tornar a primeira mulher a ser eleita vice-presidente da CBF. Michele comanda a Federação Paraibana de Futebol (FPF) desde 2018 e integra a chapa nomeada “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização”. Sua ascensão a um cargo de tamanha relevância representa um avanço significativo para a representatividade feminina no esporte, que por muito tempo foi dominado por figuras masculinas.

Lista dos oito vice-presidentes eleitos na CBF

  • Michelle Ramalho Cardoso – presidente da Federação Paraibana de Futebol
  • Flavio Diz Zveiter – advogado, ex-VP de projetos especiais da CBF e ex mandatário do STJD
  • Ricardo Augusto Lobo Gluck Paul – presidente da Federação do Pará
  • Gustavo Dias Henrique – diretor de relações institucionais da CBF
  • José Ivanildo da Silva – presidente da Federação do Rio Grande do Norte
  • Ednailson Leite Rozenha – presidente da Federação do Amazonas
  • Rubens Renato Angelotti – presidente da Federação de Santa Catarina
  • Fernando José Macieira Sarney – vice-presidente da CBF e atual interventor na entidade

 

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.