Saúde

Salto alto demais altera a passada e causa dores nos pés e no quadril


15/12/2014

Salto alto, rasteirinha, sandália, sapato fechado… Cada tipo de sapato serve para um look diferente, mas não é só isso. Cada tipo de sapato também tem um efeito diferente nos pés e no corpo como um todo. Este foi o assunto do Bem Estar da última sexta-feira (12), com a participação dos ortopedistas Raphael Pratali e Tânia Mann.

Eles explicaram que o uso frequente de saltos altos altera o ponto dos pés que sustenta o peso do corpo, e que isso pode causar dores. O salto usado no dia a dia não deve passar dos 3 centímetros. Para quem quiser ficar mais alta que isso, alternativas boas são o sapato meia pata e a sandália anabela, por exemplo, porque têm um apoio mais alto na parte da frente, e a angulação do pé não fica tão grande.

O salto impede o movimento normal da passada, em que apoiamos primeiro o calcanhar no chão e depois fazemos o rolamento dos pés. Essa alteração da marcha pode causar, em longo prazo, dores no quadril e nas costas.

Também é muito importante a parte da frente do sapato. O bico muito fino aperta os dedos uns contra os outros num espaço muito pequeno, o que pode deformá-los. Na hora de comprar, prefira um sapato que comporte seus dedos confortavelmente.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //