Saúde

Ruy visita obras de ampliação do Hospital Napoleão Laureano

EM JOÃO PESSOA


16/10/2017



O presidente estadual do PSDB, Ruy Carneiro, visitou nesta segunda-feira(16) as obras de ampliação do Hospital Napoleão Laureano, unidade especializada no tratamento do câncer em João Pessoa. Recebido pela diretora-geral do hospital, Tereza Lyra, ele verificou o andamento de ações importantes, como a duplicação da ala de quimioterapia, que terá um salto de 25 para 50 atendimentos diários com emenda destinado pelo deputado.

Ruy Carneiro foi responsável, como deputado federal, pela destinação de recursos para o Laureano, na capital paraibana, e para o Hospital da FAP e Hospital Universitário Alcides Carneiro, ambos de Campina Grande. De acordo com ele, a visita teve um significado especial, por acontecer no Outubro Rosa, mês dedicado a uma campanha nacional de conscientização sobre a Prevenção do Câncer de Mama, doença que mais mata mulheres no Brasil. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que mais de 60 mil novos casos deste tipo da doença são notificados por ano no País.

De acordo com a diretora Tereza Lyra, a ampliação do novo setor de quimioterapia ajudará a desafogar a estrutura antiga do Laureano. “Esta é a maior e mais significativa obra que o hospital recebeu nos últimos anos. Com os recursos conquistados, estamos realizando a ampliação física e reequipando o Laureano”, afirmou. À gestora do hospital, Ruy Carneiro disse.

A luta pela ampliação do acesso à prevenção, diagnóstico e tratamento da doença no Brasil também levou Ruy a presidir a Frente Parlamentar de Combate ao Câncer e promover a criação de uma Cartilha de Direitos de Pacientes com Câncer.

“Hoje, o câncer é a segunda causa de mortes no País. O mais importante é que ele pode ser prevenido, e se diagnosticado corretamente, na época certa, também é perfeitamente curável”, afirma Ruy ao justificar a atenção que sempre dedicou ao tema. De acordo com ele, a Frente Parlamentar focou na intensificação de políticas públicas para o tratamento da doença, desburocratização de pesquisa, maior acesso a tratamento e universalização de distribuição de medicamentos na rede pública de saúde.

Ruy diz que um aspecto pouco valorizado no debate sobre o câncer é a dimensão cidadã do portador da doença. Para ele, além de ter direito ao tratamento adequado por parte da rede pública da saúde, o paciente tem garantias constitucionais, que muitas vezes são desrespeitadas. Por este motivo, reforça, achou fundamental a elaboração de uma Cartilha de Direitos aos Pacientes com Câncer.

“O trabalho na Frente Parlamentar e a publicação da cartilha querem dar visibilidade ao portador de câncer, quer mostrar que a doença não o torna um cidadão de segunda categoria. Pelo contrário, ele tem direitos consagrados, como o auxílio-doença, saque do FGTS, do PIS/PASEP e isenções fiscais, dentre outras”, assegura Ruy, que disse ter aproveitado a visita ao Laureano para renovar o compromisso com a melhoria do atendimento aos pacientes com câncer na Paraíba.  



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //