Política

Ruy se diz preocupado com contratação de médicos estrangeiros sem validação de d

médicos


14/05/2013

O deputado federal Ruy Carneiro (PSDB-PB) manifestou preocupação com o anúncio do Ministério da Saúde sobre a contratação de médicos estrangeiros para prestar atendimento à saúde primária no Brasil. Ruy Carneiro chamou atenção para a necessidade de avaliação da qualificação técnica desses profissionais. Nos dois primeiros anos do Revalida (exame nacional de revalidação de diplomas estrangeiros), de 1.184 inscritos, apenas 67 foram aprovados.

Na manhã desta terça-feira (14), em João Pessoa, médicos, professores e estudantes dos cursos de Medicina da Paraíba realizaram uma manifestação contra a contratação de médicos estrangeiros. O ato público começou na Avenida Dom Pedro II e seguiu até a Praça dos Três Poderes. Cerca de 500 profissionais e estudantes participaram da manifestação.

-Nós já temos critérios para revalidação dos diplomas, então vamos cumprir as regras. O que não podemos é ignorar esses critérios. Não podemos colocar em risco a população que precisa de atendimento médico, defendeu Ruy.

O parlamentar também observou o nível de qualidade e concorrência dos cursos de Medicina do Brasil. “Me preocupo com os estudantes que dedicam tempo e esforço para passar no vestibular, além daqueles que investem um alto custo nos cursos particulares”, disse.

A contratação de médicos estrangeiros será tema de debate a ser realizado nesta próxima quarta-feira (15), às 14h30, pelas Comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e de Seguridade Social e Família, da Câmara dos Deputados.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.