Política

Ruy celebra saída do Brasil do Mapa da Fome


29/07/2025

Da redação/Portal WSCOM

A saída do Brasil do Mapa da Fome, anunciada essa semana pela Organização das Nações Unidas (ONU), foi celebrada pelo deputado federal Ruy Carneiro (Podemos-PB) como um marco histórico na luta contra a insegurança alimentar.

Ruy reforçou o compromisso com a ampliação de ações voltadas para garantir segurança alimentar das pessoas em vulnerabilidade.

“A saída do Brasil do Mapa da Fome é uma conquista histórica, principalmente para quem tem uma vida dedicada a garantir melhores condições de vida para aqueles que mais precisam. Apesar do avanço, ainda há milhões de brasileiros passando fome. Por isso, nosso compromisso com a segurança alimentar precisa continuar firme, principalmente nos estados mais afetados pela desigualdade, como a Paraíba”, destacou o parlamentar.

Ao longo dos últimos anos, Ruy destaca a contribuição com a ampliação do trabalho de mais de 40 entidades sociais em diversas regiões da Paraíba. Entre as instituições beneficiadas estão a Associação Beneficente São José, a Comunidade Em Adoração, a Associação Arquidiocesana, a Doce Mãe de Deus e a Fundação São Padre Pio de Pietrelcina. Todas essas iniciativas atuam na distribuição de alimentos e refeições a famílias em situação de vulnerabilidade.

Só em João Pessoa, mais de 500 famílias são atendidas diretamente por organizações que contam com o apoio do deputado, alcançando cerca de 3 mil pessoas com ações permanentes. A nova iniciativa do parlamentar também vai garantir segurança alimentar para mais de mil famílias, além de fortalecer a cadeia produtiva no Curimataú paraibano, através do apoio à cooperativa Nutrilê.

“A fome não espera. Por isso, seguimos ampliando ações, apoiando quem já está nos territórios mais vulneráveis e criando novas soluções para garantir o básico: comida no prato e dignidade para as famílias paraibanas”, reforçou Ruy.

Esse trabalho em prol da assistência social ganhou novo fôlego em Brasília. Desde março deste ano, ele passou a presidir a Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara Federal, onde tem articulado o fortalecimento das políticas públicas voltadas à erradicação da fome. Entre as principais lutas, estão a aproximação do Congresso com as ações do Ministério do Desenvolvimento Social, reforçando iniciativas como o Plano Brasil Sem Fome.

Paraíba na contramão

Apesar do avanço do Brasil, Ruy ainda tem lutado para combater o descaso do Governo da Paraíba e da Prefeitura de João Pessoa com a temática. Segundo dados do módulo de Segurança Alimentar da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE, a Paraíba registrou cerca de 1,53 milhão de pessoas em insegurança alimentar, o que representa 37,4% da população.

O instituto também revelou que João Pessoa é a capital com maior desigualdade de renda do país. De acordo com o Índice Gine, a cidade não seguiu a tendência de outras capitais brasileiras que conseguiram reverter esse índice, pelo contrário, vem aumentando.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.