Política

Ruy anuncia lançamento da Frente Parlamentar de Combate ao Cancêr


08/10/2013

Será lançada nesta quarta-feira (9) a Frente Parlamentar de Combate ao Câncer, que visa fomentar o debate e o acompanhamento da política oficial de prevenção e tratamento do câncer no País. O evento será realizado a partir das 15h, no Auditório Freitas Nobre, no subsolo do anexo IV da Câmara dos Deputados.

 

Para o autor e presidente da Frente, deputado Ruy Carneiro (PSDB-PB), o fórum parlamentar tem, entre outros objetivos, a promoção de debates, simpósios, seminários e outros eventos pertinentes ao exame da política de saúde no combate ao câncer. Além de propor o aperfeiçoamento da legislação, em especial as políticas de combate ao câncer e a importância da articulação intersetorial, sobretudo, junto à política pública de assistência social, influindo no processo das comissões temáticas da Câmara.

 

-No Brasil, existem dezenas de instituições que realizam um trabalho de excelência no diagnóstico e tratamento do câncer, mas que sofrem sem o auxílio do poder público. Vamos mudar essa realidade. Vamos unir força política no Congresso Nacional para que a nossa voz seja ouvida pelo Planalto, afirmou Ruy.

 

O lançamento terá a presença de atletas, diretores de hospitais e artistas, entre eles a atriz da Rede Globo de Televisão, Eliane Giardini; do diretor-geral do Instituto Nacional do Câncer (INCA) representando o Ministério da Saúde, Dr. Luiz Antônio Santini; do diretor Clínico do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC|), Dr. Flávio Luisi; do presidente da Confederação Nacional de Instituições de Apoio a Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIAAC), Dr. Roberto Sá Menezes; do presidente do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz; do presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, Dr. Anderson Silvestrini; e da presidente Regional da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), Dra. Fernanda Cristina Afonso.

 

A Frente já ganhou a adesão de centenas de deputados federais e senadores. Além do apoio de várias Assembleias Legislativas que também querem debater o assunto regionalmente. “É importante quando os políticos e a sociedade organizada participam do debate. Acredito que juntos vamos inserir a prevenção e o combate ao câncer na pauta principal do Legislativo e do Executivo”, disse o deputado paraibano.

 

A Mesa da Frente Parlamentar é composta pela 1ª vice-presidente Margarida Salomão (PT-MG); 2ª vice-presidente Keiko Ota (PSB-SP); 3º vice-presidente deputado Alexandre Roso (PSB-RS); 1ª secretária Flávia Morais (PDT-GO); 2º secretário Geraldo Thadeu (PSD-MG); 3º secretário Jorge Silva (PDT-ES) e o secretário-geral da Mesa Jaime Martins (PR-MG).



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.