Paraíba

Rui Leitão oficializa candidatura no Instituto Histórico e Geográfico da PB

da Paraíba


27/11/2015

O jornalista e escritor Rui Leitão oficializou, nesta sexta-feira (27), sua candidatura a cadeira 29 do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP). Se escolhido, Rui ocupará o lugar da escritora Adylla Rabello, falecida em julho deste ano. As eleições devem ocorrer em fevereiro de 2016

Rui Leitão se declara um curioso pela história. Filho do ex-presidente do IHGP, Deusdedit Leitão, ele revela que a vocação para a pesquisa foi alimentada no convívio familiar. “Durante toda minha vida acompanhei o desvelo com que meu pai, Deusdedit Leitão, se entregava às atividades culturais voltadas para a história”, relata.

Segundo Rui, a ideia de candidatar-se a uma das vagas do Instituto tornou-se irrecusável pela oportunidade de dar continuidade ao interesse do seu pai em contribuir com a preservação dos valores culturais da Paraíba. “Não na mesma dimensão com que prestou sua colaboração intelectual ao Instituto, mas, pelo menos, com a mesma paixão, a mesma devoção, o mesmo compromisso, com que se consagrou como um dos mais respeitáveis historiadores de nossa terra”, diz.

Rui revela pretender fazer-se digno da cadeira. “Enaltecendo a memória, tanto do seu patrono, Dom Carlos Coelho, quanto da professora Adylla Rabelo, a quem terei a nobre responsabilidade de suceder. Abraçarei esta oportunidade como missão, na consciência plena da sua relevância enquanto função educadora”.
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //