Economia & Negócios

Rotas da Inovação estimula fabricação de produtos sustentáveis e naturais no set

Evento


01/10/2013



 Micro e pequenos empresários do setor calçadista de Campina Grande terão a oportunidade de participar, na próxima quinta-feira (3), do evento Rotas da Inovação, que tem como objetivo estimular a fabricação de produtos com materiais sustentáveis e naturais. As atividades serão realizadas na agência do Sebrae em Campina Grande, às 19h. Para participar, é preciso fazer a inscrição prévia na agência ou pelo telefone 2101-0100.

O polo calçadista da Paraíba agrega mais de 100 empresas de calçados de seis cidades e os incentivos para o setor estão se destacando. O gestor de Calçados do Sebrae Paraíba, Rodrigo Dantas, disse que a proposta do Rotas da Inovação é compartilhar informações com os empresários dos polos calçadistas. “Pretendemos ampliar o leque de possibilidades para as empresas paraibanas e apresentar este importante conceito a elas, a sustentabilidade”, destacou.

Campina Grande é a segunda cidade do país a receber o evento, que foi realizado no último dia 26 de setembro em Franca (SP). Após Campina Grande, o evento será promovido nas cidades de Igrejinha (RS) e Nova Serrana (MG), respectivamente, nos dias 7 e 20 de novembro.

Durante o evento serão discutidos os temas ‘Inovando e lucrando com sustentabilidade’, com o consultor Marcelo Adriano da Silva, e ‘Sustentabilidade na prática’, com Lia Buarque de Macedo Guimarães. Após as palestras, os participantes poderão conferir a exposição de materiais e insumos que seguem o conceito do evento, livres de substâncias restritivas, reciclados e recicláveis. O objetivo das apresentações é sensibilizar os Arranjos Produtivos Locais (APLs) de calçados sobre o tema para que utilizem os recursos naturais e lucrem com reciclados.

O evento é realizado pelo Instituto By Brasil em parceria com Assintecal, Abicalçados e sindicatos e entidades do setor, com o patrocínio do Sebrae Paraíba.

Inovação – Para o presidente do Instituto By Brasil, Milton Killing, esta é uma forma de levar os conceitos de inovação e sustentabilidade até os polos produtores. “Assim, conseguiremos disseminar ainda mais a inovação, área em que o setor ainda é carente. No que se refere às pequenas empresas, ainda há muito a ser trabalhado”, sustenta.

O Instituto By Brasil, fundado em 2006, é uma entidade voltada à inovação e ao design para os setores de calçados, confecções, móveis e moda em geral. O trabalho é reconhecido pelas parcerias e projetos que realiza através do núcleo de consultores. O Sebrae é parceiro nas consultorias apoiadas às micro e pequenas empresas do Brasil.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.