Automobilismo

Rosberg desbanca Hamilton e é pole em Mônaco. Sueco bate em Massa

GP de Mônaco


24/05/2014



Nico Rosberg anotou a pole position para o GP de Mônaco deste domingo. O alemão cravou 1m15s989 e ficou 0s059 à frente de seu companheiro de equipe Mercedes, Lewis Hamilton. Daniel Ricciardo superou, mais uma vez, seu parceiro de RBR, Sebastian Vettel e largará em terceiro. Fernando alonso começa em quinto, seguido por Kimi Raikkonen. Jen-Eric Verge (STR), Kevin Magnussen (McLaren), Daniil Kvyat (STR) e Sergio Pérez (Force India) completaram os dez primeiros. 

Já Felipe Massa vai ter pesadelos só de ver carros da equipe Caterham. Se na primeira corrida da temporada, na Austrália, o brasileiro foi tirado por Kamui Kobayashi na primeira curva, neste sábado, em Mônaco, foi a vez de Marcus Ericsson ser seu algoz. Massa, que avançava tranquilamente para o Q2, foi abrir passagem para o sueco, que se precipitou e acertou o carro da Williams. Sem conseguir levar o carro para os boxes porque seu motor desligou, o brasileiro não pôde participar do Q2 e teve que amargar o 16º lugar no grid.

Ericsson acerta Massa no Q1; Kvyat bate
Tranquilo com o 10º tempo, Felipe Massa vinha em uma volta de desaceleração. Enquanto isso, Marcus Ericsson, em volta rápida, se aproximava. O brasileiro deixou a porta aberta para o sueco passar, mas o piloto da Caterham acabou se precipitando, entrou muito forte na Mirabeau e acertou a Williams de Massa. Os dois acabaram no guard rail. Irritado, Massa fez gestos de incredulidade e aplaudiu ironicamente Ericsson.

Outro estreante também se envolveu em um incidente no Q1. A falta de experiência pesou para o promissor Daniil Kvyat. Sem nunca ter corrido em um circuito de rua na vida, o jovem russo da STR foi traído pelas ondulações do asfalto monegasco e bateu forte na entrada chicane Nouvelle, após a saída do túnel. Mesmo fora do treino, Kvyat avançou ao Q2, em 16º.

Já o companheiro de Kvyat, Jean-Eric Vergne, em seu terceiro ano de F-1, teve a frieza para fazer o melhor tempo do Q1, com 1m17s557, seguido pela dupla da Mercedes. Foram eliminados: a dupla da Sauber, Esteban Gutiérrez e Adrian Sutil; os pilotos da Marussia, Jules Bianchi e Max Chilton; e os Caterham, Kamui Kobayashi e Marcus Ericsson.

Felipe Massa não consegue participar do Q2
Sem conseguir trazer o carro para os boxes, Felipe Massa – mesmo avançando ao Q2 com o 10º tempo – não pôde participar do restante do treino. Com isso, o brasileiro amargará a 16ª posição no grid de largada. Quem caiu fora junto com Massa foram: Nico Hulkenberg (Force India), Jenson Button (McLaren), Valtteri Bottas (Williams), Romain Grosjean (Lotus) e Pastos Maldonado (Lotus).

As Mercedes de Lewis Hamilton (1m16s354) e Nico Rosberg (1m16s465) figuraram no topo da folha de tempos do Q2. Na sequência as RBR de Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo se alternaram com as Ferraris de Fernando Alonso e Kimi Raikkonen.

Os destaques ficaram por conta dos novatos. Kvyat se recuperou da batida no Q1 e avançou ao Q3 com o sétimo tempo, à frente de Vergne, o nono. Já Magnussen passou em oitavo, enquanto seu experiente compaheiro de McLaren, Button, foi eliminado. Pérez abocanhou a última vaga para a superpole.

Rosberg erra no fim do Q3, mas fica com a pole
Pérez foi o primeiro a marcar tempo no Q3, com 1m18s327, logo superado por Raikkonen. Vergne tomou a ponta na sequência, mas viu Alonso o superá-lo. Ricciardo também figurou na primeira posição, mas aí a dupla da Mercedes entrou em ação para acabar com a brincadeira. Rosberg cravou 1m15s989 e assumiu a ponta. Hamilton veio na sequência e passou 0s059 acima do tempo do companheiro.

A cinco minutos do fim do treino, os pilotos foram para os boxes para trocar pneus para suas últimas tentativas de volta rápida. A poucos segundos do fim, Rosberg passou reto na Mirabeau e deixou o caminho aberto para Hamilton lhe tomar a pole. Mas o britânico não conseguiu abrir bem a volta, abortou sua tentativa e teve que se contentar com a segunda posição. Ricciardo e Vettel garantiram a segunda fileira do grid, seguidos por Alonso e Raikkonen.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //