Paraíba

Romero Rodrigues abre Dia “D” de mobilização contra o Aedes aegypty em Campina G

Hoje


13/02/2016



Centenas de municípios brasileiros estão realizando neste sábado, 13, um mutirão em parceria com as Forças Armadas para orientar a população sobre as formas de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya. Em Campina Grande mobilização foi aberta pelo prefeito Romero Rodrigues, na Praça Joacir de Oliveira, no bairro Presidente Médice. As atividades acontecem simultaneamente em diversos pontos da cidade.

O secretário executivo do Ministério da Integração Nacional, Carlos Vieira, participou do evento, e destacou que a mobilização não é uma ação de governos, mas da sociedade. "Cerca de 80% dos focos do mosquito estão dentro das residências. Então, é importante que tenhamos a consciência de que o trabalho deve ser feito a partir das nossas casas, da mesma forma que fazemos a faxina na nossas casas, precisamos fazer também esse trabalho preventivo contra o mosquito", alertou.

Da mesma forma o prefeito Romero Rodrigues ressaltou que o combate ao Aedes aegypti deve unir governos todos os demais segmentos da sociedade e agradeceu a participação do Exército Brasileiro na mobilização, que está acompanhado o trabalho dos Agentes de Combate às Endemias no município desde o mês de janeiro. Romero aproveitou ainda para cobrar mais apoios das autoridades políticas para as ações de enfrentamento à epidemia de zika, dengue e chikungunya.

"Pedimos aos governos Federal e estadual que apóiem também os pequenos municípios nas ações de prevenção e na eliminação dos focos do mosquito. Não adianta Campina fazer a sua parte, se as cidades da região continuam com índices alarmantes de infestação. Afinal de contas, na maioria das vezes, estes pacientes acabam procurando os serviços de saúde de campinenses. Por isso, nos sentimos responsáveis também em fazer o apelo por toda uma região", analisou o prefeito.

Ainda participaram do evento, a vice-governadora, Lígia Feliciano, o Comandante do 31º Batalhão de Infantaria Motorizado, Tenente Coronel Tarcísio Damasceno, além de diversas autoridades políticas do estado, profissionais de saúde e representantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

Após a solenidade, 130 Agentes de Combate às Endemias se dividiram em pontos estratégicos da cidade para distribuição de material informativo. Além dos soldados do Exército, eles contam com apoio de grupos de escoteiros, homens da Polícia Florestal e equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e do Meio Ambiente.

A Secretária Municipal de Saúde, Liuzia Pinto, informou que, no período da tarde, o mutirão de conscientização continua com a visita dos agentes e dos soldados às residências da cidade. "A ação acontece em todos os bairros. Juntos, vamos vencer a guerra contra o mosquito", garantiu. 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //