Paraíba

Romero lamenta morte de Dom José Maria Pires, o inesquecível “Dom Pelé”

"DOM PELÉ"


28/08/2017

Em nota divulgada logo cedo na manhã desta segunda-feira, 28, o prefeito Romero Rodrigues, de Campina Grande, lamentou profundamente a morte do arcebispo emérito da Paraíba Dom José Maria Pires, carinhosamente conhecido como "Dom Pelé", aos 98 anos de idade. Dom José faleceu na noite deste domingo, após ser internado com pneunomia em hospital de Belo Horizonte (MG). "Especialmente a comunidade católica paraibana sente-se orfã com o desaparecimento de um líder religioso que levou ao extremo sua vocação catequista, durante 70 anos de sacerdócio, com dedicação a Deus e aos mais carentes", resumiu Romero.

Para o prefeito campinense, Dom José foi uma referência especial na Paraíba durante o regime militar, assumindo uma postura de coragem cívica e sensatez espiritual, transformando as Comunidades Eclesiais de Base (CEB) no Estado em instrumentos de justiça social e fortalecimento da cidadania. Segundo Romero Rodrigues, principalmente para lideranças políticas de sua geração, Dom José será sempre um norte em termos de comportamento vinculado ao compromisso com o outro, principalmente om os que mais precisam.

Natural de Córregos, em Minas Gerais, dom José Maria Pires foi o quarto bispo da região metropolitana de João Pessoa e esteve à frente da Igreja Católica na Arquidiocese entre os anos de 1966 e 1995, deixando, segundo Romero, uma marca indelével no seu comando da principal instituição religiosa do Estado, equilibrando uma leveza nas relações com a comunidade e suas lideranças com uma palavra firme contra a corrupção e o alerta permanente aos exemplos de Cristo, os quais fazia questão de seguir.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //